logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Contag e Fetag são homenageadas na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

Compartilhe!

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) foram homenageadas em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Santo Ângelo, quinta-feira, dia 14, às 17h30. A proposição de homenagem foi dos vereadores Gilberto Corazza (PT) e José Martins (Solidariedade), e foi aprovada por unanimidade. Com todos os vereadores presentes, a sessão contou com a presença do presidente da Contag, Alberto Broch, do presidente da Fetag-RS, Elton Weber, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Ângelo, Osvaldino Lucca, além de representantes das regionais sindicais Missões I, Missões II, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos no plenário.

O vereador Gilberto Corazza classificou a data como histórica na Câmara de Vereadores e no município, pela oportunidade de homenagear entidades representativas da agricultura familiar. “Para mim, propor a homenagem e representar o parlamento é muito importante”, disse. Ele falou da amizade com Alberto Broch desde a infância, fez um resgate histórico do movimento sindical, destacando o início num momento tenso do Brasil, lembrou as lutas e citou problemas, como a concentração de renda. “A Fetag e a Contag têm reconhecido que temos avanços, mas também que temos muitos desafios”, ressaltou. Elton Weber também falou sobre as lutas e conquistas do movimento sindical, lembrando as dificuldades e os desafios que ainda existem. O presidente da Fetag-RS destacou a recuperação da dignidade dos trabalhadores e a valorização da terceira idade.

“Agora que recebi esta homenagem, quero compartilhar com todos os sindicatos”, afirmou.
Alberto Broch reforçou que o evento vai ficar para a história do município e da Contag. Ele agradeceu a presença dos representantes dos sindicatos das cinco regionais. “Aqueles que constroem a federação e a confederação estão aqui: os sindicatos dos trabalhadores rurais”, apontou. E ampliou o agradecimento para todo o movimento sindical. “Queremos dividir esta homenagem com as 27 federações e os mais de quatro mil sindicatos do Brasil”, disse. Para o presidente da Contag, a história da agricultura se confunde com a do movimento sindical. “Nós temos participado dos principais momentos históricos. Muitas das nossas conquistas hoje são frutos de 20 anos de luta”, lembra. Ele destacou que há muitas lutas atuais, como a sucessão rural, seguir produzindo com pessoas no campo e, principalmente, no que se refere à distribuição de terras. “A conquista de governos populares não substitui a luta do movimento sindical”, alerta. Alberto Broch contou também o desafio que é presidir a Contag com tantas diferenças nas demandas regionais pelo Brasil e mesmo assim seguirem unidos.
Durante a sessão solene, foram entregues placas de homenagem a Contag para Alberto Broch e de homenagem a Fetag para Elton Weber.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.