Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Consulta Popular 2021 será realizada de forma virtual; confira como participar

Compartilhe!

Para participar, inclusive com propostas, basta que o cidadão baixe o aplicativo do Colab no seu celular

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Segundo Oldemar Fenner, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) das Missões, neste ano serão destinados R$ 1.114.000,00 para projetos de desenvolvimento da região. A Consulta Popular também contará com uma novidade: a participação virtual da população, que poderá enviar ideias e propostas por meio do aplicativo Colab.

Para participar, cada cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) de se celular e preencher o cadastro com seus dados. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do ponto de localização a região desejada.

As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta e justificativa da importância para a região. A sugestão tem um limite de 120 caracteres, podendo ser utilizada foto para ilustrar e é possível consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Coredes.

Cada proposta será analisada em assembleias que serão realizadas a partir o dia 18 de outubro em todos os municípios da região. O cronograma seguirá as seguintes propostas:

– Até 12 de outubro: Envio das propostas;

– De 18 de outubro a novembro: Assembleias dos Coredes;

– De 22 a 30 de novembro: Votação;

– 2 de dezembro: Resultados.

Rádio Missioneira