Conselho Municipal de Turismo realiza a primeira reunião do ano

Compartilhe!

O Conselho Municipal de Turismo (Contur) realizou na semana passada a primeira reunião de 2021. O encontro ocorreu no Centro de Informações Turísticas, na Praça da Matriz. Na pauta da reunião, as comemorações do Dia do Pajador Gaúcho (aniversário de Jayme Caetano Braun), em 30 de janeiro; e a entrega da Comenda Sepé Tiaraju, no dia 7 de fevereiro. A reunião ocorreu obedecendo as medidas sanitárias para evitar a disseminação da covid-19.

O presidente do Contur, Carlos Sidnei Ferreira, iniciou a reunião dando as boas-vindas a nova secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli e ressaltou os desafios enfrentados pelas entidades que promovem o turismo em São Luiz Gonzaga nesse momento crítico de pandemia.

O conselheiro do Contur, o escultor Vinicius Ribeiro, se voluntariou para restaurar o monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun, obra de sua autoria. O Monumento ao Pajador foi inaugurado em 10 de outubro de 2009 e construído de forma voluntária, com o apoio da comunidade.  De acordo com Vinícius, a obra necessita de uma revitalização para comemorar o seu dia.

Durante a reunião, a secretária Luiza Caterine destacou a importância de  reativar a Venda do Bonifácio, localizada no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.  “É fundamental que a Venda do Bonifácio esteja aberta para atender aos turistas e gerar renda para São Luiz Gonzaga, sendo um local estratégico para a divulgação do município”, afirmou.

Na ocasião, os integrantes do Contur sugeriram nomes de são-luizenses para receberem a Comenda Sepé Tiaraju. A vereadora Rose Grings também participou da reunião, colaborando com sugestões de nomes para a honraria. Grings também colocou seu gabinete na Câmara a disposição do conselho. Nos próximos dias, os nomes definidos pelo conselho para receber a Comenda Sepé Tiaraju serão divulgados.

A reunião também contou com a participação dos conselheiros: Neli Antonini (Secretaria de Educação e Esporte); Alécio Santos (Aparp); Nelson Faleiro (presidente do Sindilojas) e da integrante da Secretaria de Turismo, Caiandra Correa.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Turismo e Cultura