Confraternização e conhecimento no campo: Encontro da Família Rural reúne mais de 400 pessoas em Garruchos

Discutir temas relacionados à agricultura familiar e passar um dia de confraternização no interior. Esses foram os objetivos do 3° Encontro da Família Rural, realizado ontem no Assentamento São Domingos, em Garruchos.

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o evento superou a expectativa de público dos organizadores, com participação de mais de 450 pessoas. Pela manhã, foi ministrada palestra com o médico veterinário Jorge Lunardi, da Emater. Depois, jovens que moram no meio rural trouxeram depoimentos aos participantes sobre suas experiências nas pequenas propriedades.

É o caso de Wiliam Barcelos, de 14 anos. O jovem criou um projeto de manejo de pastagem, para que o gado da propriedade de sua família não sofresse com a seca do ano de 2011. Wiliam explanou sobre o projeto, falando das alternativas que podem ser encontradas para enfrentar problemas nas pequenas propriedades. Ainda pela manhã, os participantes receberam informações sobre o Bolsa Família, Previdência e Cad Único, pelo Cras de Garruchos.

Ao meio dia ocorreu intervalo com almoço preparado pela equipe do sindicato e do assentamento. Risoto, maionese de mandioca, saladas de alface e repolho: todos com alimentos vindos das propriedades dos participantes. Conforme Rosane Santa Catarina, uma das cozinheiras do almoço, os alimentos das propriedades são de qualidade e livres de agrotóxicos. ‘’É garantia de um alimento bom, natural’’, disse a cozinheira.

Após o almoço, os participantes dividiram-se em dez grupos, para realização de oficinas. As oficinas tinham diversos temas, entre eles irrigação e manejo de produtos químicos usados nas propriedades. 

Para o presidente do sindicato, Agnaldo Barcelos, o encontro cumpriu seu objetivo de unir as famílias, além de transmitir conhecimentos, não só a partir das palestras, mas também dos depoimentos dos participantes. ‘’Foi um momento que as famílias puderam se encontrar e fortalecer seus laços de amizade’’, afirma o presidente.

Já o prefeito de Garruchos, Carlos Cardinal, salienta que os encontros são importantes para a população do município, em sua maioria residente de comunidades do interior. ‘’A oportunidade de ver aqui as famílias reunida resgata os princípios básicos de união e do associativismo’’, afirma. O presidente da Câmara de Vereadores de Garruchos, Francisco Gilmar Leal, também enfatiza a importância de levar até os pequenos agricultores as informações do meio rural. ”Os encontros são uma boa oportunidade de passar tudo que for do interesse coletivo dessa classe”, ressalta. O próximo encontro será no dia 20 de agosto, na comunidade de São José, interior de Santo Antônio das Missões.