Confira a programação da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Atividades iniciam na terça-feira e seguem até o dia 7 de junho  

De 1º a 7 de junho, ocorrem as atividades alusivas à 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente (conforme a Lei Municipal nº 5.951/19). Devido a pandemia da covid-19, as atividades serão desenvolvidas de forma on-line e presencial restrita (respeitando os protocolos sanitários).

Nesta terça-feira, 1º de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semag), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e Setor de Proteção Ambiental (Sempa) realizarão o ato simbólico de abertura da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente, nas dependências da Sempa. Às 9h30min, ocorrerá a entrega simbólica de mudas nativas para o 4º RCB (destinada a recuperação de nascentes existentes na sede do regimento) e EMEI Florinda Caetano Braga (para o desenvolvimento de projeto de conscientização ambiental com os alunos).

Também no dia 1º, às 15 horas, será realizado o lançamento do Projeto de Arborização da Estação Férrea. A ação é desenvolvida em parceria pela Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Comdema e Projeto Frutificar, da Casa do Poeta. O ato integra a programação de aniversário de São Luiz Gonzaga.

Nesta quarta-feira, 2 de junho, em parceria com o Sesc, o Sempa executará a revitalização e embelezamento dos canteiros da Avenida Senador Pinheiro Machado (plantio de flores e pintura), entre o Banrisul e a MB Farmácias.

No dia 7 de junho, próxima segunda-feira, iniciam as atividades do projeto “Meu pet com saúde”, no Bairro Floresta. O projeto piloto visa à conscientização da comunidade quanto ao abandono de cães e gatos. Após o cadastramento dos animais, será marcada uma data para a vacinação anti-cio das fêmeas, além do uso de vermífugo nos animais.

VÍDEOS  

Ainda dentro das atividades da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente, a equipe do Sempa viabilizou a produção de pequenos vídeos a serem publicados nas redes sociais. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o público para a preservação do meio ambiente, para serem divulgados principalmente nas escolas, possibilitando atividades interdisciplinares e outras produções com os alunos, de acordo com a faixa etária. 

Alguns temas abordados nos vídeos: período de podas, remoção de árvores, terrenos baldios, maus tratos, resíduos sólidos, resíduos eletrônicos, destinação correta dos mesmos, além de esclarecimentos das atribuições do Sempa.

Fonte: Larissa Dorneles | Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Semag 

Foto: Divulgação / Sempa