logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Concurso identificará a maior árvore de erva-mate do Rio Grande do Sul

Compartilhe!

Um concurso de abrangência estadual possibilitará conhecer a maior árvore símbolo do Rio Grande do Sul: a erva-mate (Ilex paraguariensis). Trata-se do Concurso Árvores Gigantes, que está na segunda edição e teve lançamento na manhã desta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coroando o lançamento, foram plantadas cinco mudas de erva-mate, representando os cinco Polos Ervateiros do Estado.

O concurso visa identificar os maiores exemplares de diferentes espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul, também consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre. Na primeira edição a espécie foi araucária. De acordo com o coordenador do evento e professor de Silvicultura da UPF, Jaime Martinez, o objetivo é buscar um resgate sobre a importância dos ambientes florestais.

De acordo com a comissão organizadora, em função das enchentes que assolaram o estado, para esse ano ficará apenas a divulgação do concurso e a identificação dessas árvores. Ainda segundo os organizadores, possivelmente a partir do mês de março será lançado o regulamento e a abertura das inscrições, que poderão ser feitas nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar. A divulgação da árvore gigante será no dia 21 de setembro de 2025, quando se comemora o Dia da Árvore.

O Rio Grande do Sul possui cinco Polos Ervateiros (Regiões de Machadinho, de Erechim, de Palmeira das Missões, de Venâncio Aires e do Alto Taquari).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.