logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Concurso Cultural “BÚ! Histórias de Medo e Coragem” termina nesta quinta-feira com premiação

Compartilhe!

Participam escolas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 19 municípios de todo o País. São Luiz Gonzaga receberá o evento do Rio Grande do Sul

Nesta quinta-feira chega ao fim o concurso cultural do projeto “BÚ! HISTÓRIAS DE MEDO E CORAGEM”. Uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura, o projeto envolveu estudantes de 4º e 5º anos de mais de 500 escolas dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. São Luiz Gonzaga (RS) receberá o evento de encerramento com a premiação dos melhores contos criados por alunos de escolas de Garrunchos, Santo Ângelo e da própria cidade.

Com BÚ! HISTÓRIAS DE MEDO E CORAGEM, os estudantes foram convidados a ler, ouvir e exercitar a imaginação e a criatividade escrevendo histórias que falassem de medo e coragem. Cerca de 1000 professores inscritos na iniciativa receberam kits com materiais didáticos para orientar o trabalho em sala de aula: um Livro do Mestre, nove fichas de histórias, ficha de inscrição no Concurso Cultural e adereços cênicos. Além disso, os professores das escolas participantes foram capacitados pela contadora de histórias Kiara Terra, nos meses de julho e agosto.

As melhores histórias escritas por duplas de alunos participam de um Concurso Cultural, que terá quatro eventos de premiação, um em cada região: São Luiz Gonzaga (RS) no dia 5/12, Fortaleza (CE) no dia 9/12, Niterói (RJ) no dia 11/12 e Cachoeira Dourada (GO) no dia 16/12.

No Rio Grande do Sul, o evento de encerramento acontecerá no dia 05/12, durante a Feira do Livro de São Luiz Gonzaga, na Praça Central,
das 13h30 às 16h30. Os autores das sete histórias finalistas apresentarão seus textos para uma comissão de cinco jurados. Nesse dia será escolhida a história vencedora que premiará a escola, o professor e a dupla de alunos.

A dupla vencedora em cada região receberá uma mala com adereços cênicos e livros, o professor tutor ganhará um tablet e a escola
receberá uma filmadora digital. As histórias classificadas para participar dos eventos já foram selecionadas e farão parte de uma coletânea, que será distribuída em bibliotecas públicas. Os materiais produzidos ao longo do percurso podem ser vistos no site buhistoriasdemedoecoragem.com.br.

Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura que busca contribuir com a qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças e jovens de escolas públicas. Desde 2011, o programa já lançou Contadores de Histórias Encantadas; Teatro de Brinquedo; e Arteteca: Lendo Imagens.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.