Concluído o módulo do Curso de Formação de Líderes Sindicais - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de outubro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Concluído o módulo do Curso de Formação de Líderes Sindicais

23 de outubro de 2013 l 07:48
Materia atualizada: 23/10/2013 l 07:48




Compartilhe!

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Antônio das Missões e Garruchos realizou quarta e quinta, dias 16 e 17, o segundo módulo do Curso de Formação de Líderes Sindicais, na Casa Familiar Rural de Santo Antônio das Missões (CFRSA). Aproximadamente 20 pessoas participaram e representaram a comunidade que residem.

Para o presidente do STR, Agnaldo Barcelos, a formação e a capacitação são a base para a transformação da sociedade. “O movimento sindical acredita que as pessoas podem fazer mais para auxiliar nessa transformação. Para isso, precisamos criar oportunidades para que elas exercitem seu papel de liderança e agente de desenvolvimento pela sua ação na comunidade, no sindicato ou no município”, disse. A vice-presidente do STR, Valdemari Belchor, classificou a participação do público no curso como ativa. “Todos participaram das atividades com entusiasmo. Houve bom entendimento do conteúdo, a turma está integrada e amiga.

E isso aumenta a possibilidade de na próxima etapa termos mais participantes”, afirmou. A aluna Vera Lúcia Maciel Gonçalves, da localidade do Rincão dos Gaudérios, destacou as discussões realizadas. “Achei muito bom o curso ter sido realizado através de conversas dinâmicas, assuntos diversos e troca de ideias”, disse. Segundo ela, o curso também incentivou a busca de informações. “Aprendi várias coisas novas. Nomes dos rios, origem dos nomes das comunidades”, conta. Vera já havia participado da primeira etapa do curso, realizada em agosto.

PROGRAMAÇÃO TEVE DISCUSSÕES E OFICINAS

O segundo módulo do curso começou na quarta-feira, às 13h30. Na primeira atividade, Agnaldo mediou uma análise feita pelos participantes sobre a comunidade que moram, apresentando dados como número de moradores, quantidade de taperas, atividades sociais desenvolvidas, rios e rincões vizinhos e até mesmo a origem do nome da localidade. Na sequência, João Flávio Cunha, funcionário do STR, apresentou o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A programação do primeiro dia teve ainda a oficina de elaboração de atas e protocolos, com a professora Sonia, da Escola Técnica Achilino de Santis, e a explanação de Janete Lauter, funcionária do STR, sobre Previdência Social Rural, apresentando direitos, procedimentos, documentação necessária e o Conselho Nacional de Informações Sociais (CNIS). O primeiro dia do evento foi encerrado com uma janta.

Na quinta-feira as atividades começaram às 8h, logo após o café da manhã, com uma retrospectiva sobre o dia anterior feita pelos alunos. Agnaldo seguiu o curso apresentando o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS, fase II – Arranjos municipais) e fez a definição do plano de estudos para a terceira etapa. Na conversa, todos os participantes discutiram formas de aproximar as comunidades do interior. Ainda pela manhã, o assessor da Regional Missões II, Rafael Dalenogare, realizou a oficina “Comunicação e Expressão e Relacionamento Interpessoal”, apresentando formas de facilitar a comunicação dos líderes com a comunidade. Após o intervalo para o almoço e a segunda parte da oficina, o segundo módulo do curso foi concluído com a avaliação e os encaminhamentos, feitos pelo Rafael e pela Valdemari. O Curso de Formação de Líderes Sindicais é dividido em quatro etapas. A terceira será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados