Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Comitê de Combate à Dengue define ações para controle da doença em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Na última quarta-feira (18), ocorreu mais uma reunião do Comitê de Combate à Dengue de São Luiz Gonzaga. O encontro ocorreu nas dependências da Polícia Ambiental e foi coordenado por Carlos Sidnei Ferreira. Ficou decidido que o “Dia D” de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti será realizado no dia 3 de junho, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braum, em conjunto com o Dia da Cidadania.

O Comitê também irá participar da programação da Semana do Meio Ambiente, no dia 2 de junho, das 9h às 17h, na Praça da Matriz, promovida pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, onde o Setor de Proteção Ambiental (SEMPA) programou várias atividades com parceria de vários segmentos.

Como medida de prevenção imediata, foi proposto pelo professor Rafael e o aparpeano Henrique a instalação de armadilhas para captura de mosquitos em locais com maior incidência de criadouros. Está previsto para 7 de junho uma campanha de recolhimento de pneus usados, organizado pelo SEMPA, onde a população e borracharias poderão descartar corretamente o passivo de pneus estocados, que serão encaminhados para reciclagem.

Foi debatido quanto a não autorização da entrada de agentes de endemias nos pátios das residências pelos proprietários. A lei prevê inviolabilidade de domicílio da porta para dentro da residência. O pátio e galpão pode ser vistoriado pelo agente quando necessário. Em caso de não permissão do acesso ao pátio, os agentes estão recorrendo a Polícia Ambiental, por questão de segurança, sendo que o fiscal tem o Poder de Polícia na fiscalização e está autorizado a entrada.

O Comitê, em conjunto com os agentes de endemias, estão proferindo palestras nas escolas e usando os meios de comunicação para prevenir o alastramento da doença. Também, juntamente com outros conselhos, formalizará um documento, solicitando ao prefeito a realização de concurso para fiscais.

“Pedimos a população para que, quando ver um vasilhame ou embalagem que possa ser um criadouro de mosquito, que faça a sua parte recolhendo esse produto. Após os festejos na Semana do Município será realizada uma caminhada de sensibilização e conscientização envolvendo escolas, órgãos públicos e entidades, com a finalidade chamar a atenção que a dengue mata e pode deixar a pessoa com sequelas”, afirmou o Comitê.

Se fizeram presentes na reunião, membros titulares e suplentes das seguintes entidades e instituições: Carlos Sidnei Ferreira e Luiz Henrique Weber (APARP); Clari Ramborger, Edson Pereira, Joel dos Santos e TaltianeVolz (SEMSA); profª. Rosneli Antonini (SEMEDE); Marisete Vieira Marques (SEMPA); Jaqueline Saratt (Câmara de Vereadores); tenente Leonardo Broilo (4º RCB); sargento Cristian Cappa Cardoso (2 º Pelotão Ambiental); prof. Rafael Meireles (Uergs), Iuri Martins (ACI e COMDEMA), Drucila Oliveira (Sindilojas) e Alex Ramos (Corsan).

Fonte: Comitê de Combate à Dengue 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.