Comissão Municipal de Saúde alerta para o aumento expressivo de casos de covid-19

Compartilhe!

Caso os registros não apresentem diminuição, novas medidas sanitárias deverão ser adotadas pelo município 

Nas últimas semanas, o aumento expressivo no número de novos casos de covid-19 em São Luiz Gonzaga tem preocupado profissionais envolvidos no combate à pandemia e foi pauta de reunião da Comissão Municipal de Saúde com o prefeito Sidney Brondani. A reunião ocorreu na quarta-feira (12) e contou com a participação de integrantes da comissão: a secretária de Saúde, Clari Ramborger; o diretor técnico do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), o médico José Renato Grisolia; o biomédico da Secretaria de Saúde, Günther Sott e o assessor jurídico da pasta, Ariel Lengert.  

Na ocasião, a comissão alertou para o aumento no registro de casos no município, com média diária superior a 20 por dia. Em meses anteriores, quando a média de casos se manteve superior a 20, o município registrou um aumento considerável no número de óbitos. Avaliando os dados divulgados nos boletins epidemiológicos de 6 a 12 de maio, o município contabilizou 166 casos novos de covid-19. Dependendo dos registros que serão realizados até o final da semana, a Comissão de Saúde irá sugerir ao Executivo Municipal medidas mais restritivas, buscando reduzir a disseminação do vírus.  

Gráfico de acompanhamento da média de casos e óbitos | reprodução

 

O prefeito Sidney Brondani reforçou a necessidade de a população seguir com as medidas sanitárias. “A campanha de vacinação está em andamento, mas ainda temos um longo caminho a percorrer até que todos estejam imunizados e a situação controlada. Isso não depende apenas de um grupo, mas precisa da mobilização de toda a comunidade. Pedimos que a população siga com os cuidados necessários para que o vírus não se dissemine ainda mais e não acabe ceifando a vida de mais cidadãos”.  

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa, saindo o mínimo necessário; usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (incluindo eventos familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.   

Assunto foi pauta de reunião na quarta-feira | Foto: Fabiano Nunes Machado / Gabinete do Prefeito

          

Fonte: Larissa Dorneles | Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA