Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Comissão avaliou os números da safra de inverno em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Com o propósito de avaliar o andamento das safras agrícolas, foi realizada no escritório da Emater, na quarta-feira (28) a reunião da Comissão de Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea). Na oportunidade o assunto debatido foi o levantamento do resultado da safra de inverno no município de São Luiz Gonzaga especialmente nas culturas de trigo, aveia e canola e os aspectos das lavouras de verão. Além da Emater, integram a comissão o sindicato rural, sindicato dos trabalhadores rurais, conselho municipal de desenvolvimento rural, secretaria de Agricultura e IBGE.

O chefe do escritório da Emater Paulo Corrêa de Matos afirmou em entrevista à Rádio Missioneira, que os números em relação à cultura do trigo, obtiveram uma boa produtividade e qualidade. Destacou que a expectativa inicial dos produtores e técnicos, era de três mil quilos e alcançou a média de 3,2 mil quilos por hectare, o que representa 53,33 sacas.

A aveia registrou problemas de qualidade e produtividade devido ao clima. A aveia branca registrou um resultado abaixo do esperado, a expectativa era de três mil e ficaram em 2,7 mil quilos por hectare. Apostava-se em uma boa comercialização e bom preço, o que acabou não se concretizando frustrando os produtores. A aveia preta também teve um déficit, esperava-se uma produção de 1,2 mil quilos e a média foi de uma tonelada por hectare. No entanto a safra da canola ficou acima do esperado, nas 2,5 mil hectares plantas a média foi de 1,8 mil quilos, contrariando a expectativa de 1,5 mil.

Em relação ao milho, o técnico destaca que a cultura apresenta um desempenho excepcional. O plantio convencional do cedo tem excelente performance e boa expectativa de qualidade e produtividade. No irrigado os produtores pouco tem usado o sistema dado ao clima favorável e com regularidades de chuvas.

Matos afirma que 60% da área prevista para soja em São Luiz já estão semeadas, algumas lavouras apresentam excelente germinação, mas em torno de dez por cento foram ou deverão ser replantadas devido as pesadas chuvas registradas logo após a semeadura.

 

Por Rogerio  Morais

Fonte Rádio Missioneira