Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Com presença de Marianita Ortaça, Semana Farroupilha é oficialmente aberta no Rio Grande do Sul

Compartilhe!

Gerada em Alegrete, na Fronteira Oeste do estado, em 18 de agosto, a centelha da Chama Crioula chegou ao candeeiro do Palácio Piratini na manhã do último sábado (14), ao toque do Clarim da Vitória. Conduzido pelo vice-governador Gabriel Souza, o ato de acendimento marca oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas deste ano. Os Sentinelas da Chama, cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista, entregaram a chama para a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart.

A Chama, reconhecida pelo governo do estado em agosto como símbolo da cultura regional gaúcha e patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, representa a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra. 

Patrono dos Festejos, o cantor e compositor Pedro Ortaça não compareceu à solenidade em função de tratamento de saúde. Sua filha e representante, Marianita Ortaça, afirmou ser uma uma alegria imensa ver esse reconhecimento à obra do seu pai. “Tantas homenagens que ele ainda tem a honra de receber em vida. Esse momento é um grito de alerta para que todos possamos valorizar, amar e reverenciar as pessoas enquanto estão vivas”, disse, emocionada. Ela ainda cantou uma das obras de seu pai “Licença pra um missioneiro”, que traz nos versos o orgulho do gaúcho pela sua terra. 

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm como tema a celebração do centenário de Jayme Caetano Braun. A programação inclui atividades que resgatam seu legado. Desfiles temáticos, recitais de poesia, exposições e apresentações artísticas fazem parte dessa homenagem à vida e à obra do artista.

Foto: Joel Vargas

Fonte: Governo do Estado