logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Com ouro no Mundial, missioneiro conquista vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris

Compartilhe!

O missioneiro Wallison Fortes, de 27 anos, natural de São Luiz Gonzaga, representará o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. O evento ocorre a partir de 28 de agosto, na França. A classificação histórica do atleta ocorreu após a conquista no último sábado (25) da medalha de ouro nos 200 metros rasos da classe T64 do Campeonato Mundial de Paratletismo, disputado em Kobe, no Japão.

A vitória do gaúcho foi eletrizante. Wallison cruzou a linha de chegada sofrendo uma queda, e o photo finish (imagem digital da chegada) determinou a medalha de prata para o brasileiro por um braço na frente dos adversários. Porém, logo após a prova, o italino Francesco Loragno, medalhista de ouro até então, foi desclassificado por ter invadido a raia adversária. Com isso, Wallison foi considerado o primeiro colocado.

Esta será a primeira vez na história que um são-luizense disputará os Jogos Paralímpicos. Wallison, atualmente, reside em Eldorado do Sul, cidade arrasada pelas enchentes, o que torna a vitória ainda mais simbólica.

O Brasil encerrou a sua melhor campanha dourada em Mundiais de atletismo justamente com a medalha de ouro de Wallison Fortes. O país terminou a competição na segunda posição do quadro geral de medalhas, com 42 no total, sendo 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes. A líder foi a China, com 33 ouros.

Wallison André Fortes trabalhava como mecânico e motoboy quando, em julho de 2017, sofreu um acidente de moto e foi submetido à amputação da perna direita abaixo do joelho. Iniciou na natação, mas migrou posteriormente para o atletismo. Entre as principais conquistas, Wallison já é recordista brasileiro nas provas dos 100m, 200m e 400m da classe T64.

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.