logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Chefe do Executivo presente no debate sobre impactos do Complexo Garabi-Panambi

Compartilhe!

Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Junaro Figueiredo esteve em Santa Rosa, juntamente com representantes do Executivo de municípios da região, para participar dos trabalhos realizados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (Cdes-RS) junto ao Campus da UNIJUÍ em Santa Rosa.

A pauta do encontro, denominado “Diálogos Cdes”, será o diálogo com a comunidade regional acerca do processo de implantação do Complexo Garabi-Panambi. Como a construção de um complexo hidrelétrico desse porte implicará em impactos ambientais e sociais junto às comunidades ribeirinhas e aos municípios que serão atingidos pela construção das barragens, o Governo do Estado criou um Grupo de Trabalho para trabalhar com o diálogo diretamente com as comunidades, no intuito potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades resultantes da construção, ouvindo, no processo, as demandas da população abrangida pelas obras e buscando minimizar os impactos ambientais que a implantação do Complexo irá ocasionar.

O Complexo Garabi-Panambi, que está sendo desenvolvido pela Eletrobrás, terá um custo estimado de R$ 5,2 bilhões, com a previsão de geração de energia na ordem de 2.200 MW, a qual será dividida entre Brasil e Argentina. Na região, o Complexo irá atingir oito municípios e, na região de Panambi, 11 cidades. Após a aprovação dos estudos de viabilidade, de impacto ambiental, dos projetos básicos e da concessão das licenças ambientais, as obras terão o prazo de cinco anos para término.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.