Chefe do Cartório Eleitoral tira dúvidas sobre mudança de sessões e regras eleitorais - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
9 de setembro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Chefe do Cartório Eleitoral tira dúvidas sobre mudança de sessões e regras eleitorais

Foto: arquivo Rádio Missioneira
9 de setembro de 2020 l 16:03
Materia atualizada: 09/09/2020 l 16:03




Compartilhe!

Chefe do Cartório Eleitoral de São Luiz Gonzaga, Andrea Hugen foi entrevistada no programa Jornal da Manhã desta quarta-feira. Entre os itens da pauta, regras sanitárias e mudanças na estrutura de distribuição das urnas em São Luiz, em um ano eleitoral que prejudicou uma logística que já estava estabelecida há anos.

Quanto aos mesários, a principal mudança se dá na instrução, que será totalmente online, acrescentando orientações sobre os protocolos sanitários que deverão ser cumpridos no dia da votação. Dispensa da biometria, ausência do comprovante de votação são outras novidades, além da necessidade do eleitor (a) levar sua própria caneta. São várias mudanças que não estavam previstas.

Sobre a mudança nas sessões eleitorais, o principal motivo para isso é a destinação de urnas daqui para outros locais, inclusive para o estado de São Paulo. Essa escassez ocorreu devido a problemas com licitação de novas urnas em todos o País, outro dos muitos efeitos da pandemia. Outra situação é a dos eleitores de São Luiz Gonzaga que não realizaram a biometria. Esses, seguindo Andrea poderão votar nestas eleições, mas deverão regularizar seu cadastro, tendo como prazo o período entre 8 e 31 de dezembro.

Entre as mudanças nas sessões eleitorais, Andrea destacou a mudança da sessão da Biblioteca Municipal, que passou para o Posto de Saúde do Centro. Essa mudança partiu da administração da Biblioteca, devido a dificuldades em organizar o local. Demais itens das sessões para pessoas com necessidades especiais e que necessitem de fones de ouvido ou outro tipo de equipamento, seguem como nos anos anteriores, devendo ser disponibilizados nas sessões.

Sobre a liberação da propaganda eleitoral, Andrea não entrou no mérito jurídico, até porque essa questão foge da alçada do Cartório. Porém, a título de informação, ela orientou que os candidatos esperem até o final do prazo para registro de candidaturas, que é o dia 26 de setembro, para os candidatos iniciarem suas propagandas.

Mesmo com as medidas restritivas o Cartório segue há disposição para esclarecimentos. Contato pode ser feito pelo e-mail [email protected] Também existe a opção pelo fone ou Whatsapp: 9 9662-7489 e 9 9161-3454.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados