Fogo que celebra os festejos da Semana Farroupilha será aceso de forma inédita diante das ruínas. Cavalgada irá traze-lo para a cidade
Pela primeira vez na história, a Cerimônia de Geração da Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas de São Luiz Gonzaga será realizada no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir. A informação foi confirmada pela comissão organizadora dos eventos na noite de quarta-feira (25).
O ato ocorre no dia 7 de setembro, a partir das 9h, dentro da área onde estão as ruínas da antiga redução jesuítico-guarani de São Lourenço Mártir, fundada no final dos anos 1600 e tombadas, desde os anos 1970, como Patrimônio Nacional. A cerimônia obteve autorização do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), algo avaliado como “raro” pela secretária de Cultura e Turismo de São Luiz Gonzaga, Luiza Caterine Panegalli.
Um grupo de cavalarianos, juntamente com autoridades e as quatro “Anitas” do município, será o responsável pela geração e translado da Chama Crioula do Distrito de São Lourenço das Missões até a cidade de São Luiz Gonzaga. Durante o trajeto, haverá uma parada para almoço na comunidade da Laranja Azeda. A Chama da Semana Farroupilha ficará exposta durante o dia na Praça da Matriz, a fim de que cada entidade tradicionalista possa buscar a centelha do fogo. Após, a Chama será transferida aos cuidados do 14º Batalhão de Polícia Militar.
Rádio Missioneira