Cavalo Crioulo em destaque nas Missões: 1° Potro Y Doma foi um sucesso

Animais da raça crioula estiveram na pista do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo das Missões. A chuva de sábado não atrapalhou as provas do 1° Potro Y Doma, evento inédito realizado pelo núcleo, nos moldes do Frio de Ouro, conhecida prova da raça crioula em nível estadual.

O evento ocorreu no último final de semana, com a participação de domadores da região as Missões e de outras regiões do Rio Grande do Sul. Os animais participaram de provas que testaram agilidade e desempenho, avaliados por jurados de renome. Conforme Marcelo Ferreira, da diretoria do núcleo, a equipe está contente com o sucesso do primeiro evento, que teve objetivo de demonstrar a força da raça crioula e fomentar a doma saudável.

Os animais foram resenhados no dia 22 de abril e tiveram um período de 37 dias para a doma. ‘’É muito difícil domar o animal totalmente xucro para que saiba fazer as provas e seja amigo do domador’’, destaca.

Pedro Vieira Marques, que também é da diretoria do núcleo, avalia o evento como um sucesso. ‘’Temos provas parecidas como essa promovidas por cabanhas, mas por um núcleo de associados, unidos como o nosso, é inédito’’, conta.

O título de melhor domador ficou com Reinaldo Silveira, da Cabanha Sinuelo, de São Nicolau, com o animal JSC Orixa. Já o segundo lugar ficou com João Carlos Ferreira, domador de Santa Rosa, com o cavalo Dom Alberto Luxo. Na terceira posição ficou o domador Adão Lopes Rodrigues, de Alegrete, com a Av Estampa 469. O quarto lugar ficou com Arthur dos Santos, de São Luiz Gonzaga, com o égua Faceira do Enlevo. Foram distribuídos mais de R$ 10.000,00 em prêmios. O evento integrou a programação oficial da Semana do Município.

No mês de julho, a entidade realiza o 6° Leilão de Coberturas, no dia 05. O evento terá um show com Joca Martins. Em setembro, o núcleo irá realizar um evento nos moldes das provas funcionais e uma feira de primavera.