logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Cavalgada da Mulher marca início da gravação de documentários em São Miguel das Missões

Compartilhe!

No último domingo (3) ocorreu em São Miguel das Missões a 3ª edição da Cavalgada em Homenagem à Mulher. O evento foi organizado pelo Borraio Minhas Origens – Museu do Colono, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura de São Miguel das Missões, CTN Sinos de São Miguel e Manancial Missioneiro, com suporte tático da guarnição local da Brigada Militar.

A festividade marcou o início das comemorações relativas ao Dia Internacional da Mulher, bem como do desenvolvimento de projetos de audiovisual contemplados no edital da Lei Paulo Gustavo.

Com execução a cargo da De la Fuente – Animação Sociocultural e Ambiental, os documentários “Borraio Minhas Origens – Museu do Colono” e “Um tear pelo mundo – A trajetória do Ateliê Vó Angelina” foram beneficiados pelo evento, que homenageou a artesã Generosa Garcia Mothci e congregou cerca de uma centena de miguelinos no espaço mantido por Jânio Guasso e família.

A gravação das imagens que serão utilizadas nos dois projetos, realizada pelo cinegrafista Marcos Brum, acompanhou integralmente o trajeto cumprido pelas amazonas e cavaleiros que partiram do CTN Sinos de São Miguel, com parada no Manancial Missioneiro, onde foram saudados por seu idealizador, Valter Braga, e culminou com a recepção dos participantes por membros da comunidade no Borraio Minhas Origens.

No local, o prefeito José Roberto, acompanhado da primeira-dama Ana Paula Goiz, vice-prefeito Rodrigo Ribas, secretária Márcia Reck e autoridades militares e civis, conduziu homenagem à dona Generosa, por sua contribuição à preservação do patrimônio imaterial associado à tecelagem na região.

Na sequência, a artesã Dalva Mothci discorreu sobre as contribuições da homenageada para a economia criativa e, após, foi oferecido almoço aos presentes. Houve tertúlia com apresentação de artistas locais, com participação do grupo musical “As Maragatas” e representantes da cultura missioneira.

“Borraio Minhas Origens – Museu do Colono” e “Um tear pelo mundo – A trajetória do Ateliê Vó Angelina” têm direção de Adão Cassiano e produção executiva de Jânio Guasso e Dalva Mothci, respectivamente, e se caracterizam como peças de divulgação da diversidade cultural presente em São Miguel das Missões.

Fonte: De la Fuente – Animação Sociocultural e Ambiental

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.