Mais de 2,6 mil inscritos no evento que acontece nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, na Ulbra
Programada para os dias 21, 22 e 23 de janeiro, a edição de 2014 do Fórum Mundial de Educação Temático – Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias (FMEPRMP), acontecerá em Canoas, nas dependências da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra. O evento contará com estrutura para receber milhares de participantes e possibilitará o acesso gratuito em palestras da área de educação, bem como nas salas de debate dos grupos de trabalho. Realizado pela Prefeitura de Canoas e pelo Comitê Organizador do Fórum Mundial de Educação Temático, o FME já conta com 2,6 mil inscritos.
O objetivo do Fórum é possibilitar um amplo debate, elaborando alternativas, nas quais participem os diferentes setores sociais da comunidade educativa e os que se relacionem com ela, incluindo o máximo de perspectivas e posicionando a educação nesse avanço. Uma das principais propostas desse encontro internacional é elaborar alternativas para uma sociedade mais justa e sustentável. A função da escola, o uso das tecnologias e o apontamento das necessidades das instituições de ensino são assuntos que estarão em pauta.
O FMEPRMP Canoas /2014 integra a programação do Fórum Social Mundial (FSM) e deverá reunir cerca de cinco mil pessoas. Essa iniciativa abre um espaço de mobilização e participação para canalizar diferentes visões que apontem as cidades capazes de formar pessoas comprometidas com o desenvolvimento e o bem-estar de suas comunidades.
O secretário Eliezer Pacheco, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas, destaca que os interessados em participar podem fazer gratuitamente sua inscrição, preenchendo um formulário online, que está disponível no site www.fmecanoas2014.com.br, ou pelo e-mail inscriçã[email protected].
Inscrições para voluntários até 14 de janeiro
No site do Fórum Mundial de Educação FME – “Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias”, (www.fmecanoas2014.com.br) também é possível fazer inscrições para o trabalho voluntário, até o dia 14 de janeiro. Interessados, estudantes de curso técnico ou superior, terão oportunidade de trocar experiências com pessoas de diversas partes do mundo.
Os inscritos participarão de uma reunião, no dia 15 de janeiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas, que fica na Rua Monte Castelo, 340. Será feita uma apresentação focando a importância do Fórum Mundial de Educação Temático, o perfil das pessoas que costumam participar do evento e ainda um resgate das edições anteriores. Neste encontro os voluntários poderão indicar suas áreas de interesse (infraestrutura, logística, recursos humanos, comunicação, programação cultural).
Oficina prepara para o atendimento a deficientes
Um novo encontro com o grupo ocorrerá em 20 de janeiro, à tarde, no mesmo local. Nesta oportunidade, ocorrerá uma oficina de acessibilidade com o professor Eri Domingos da Silva, da SME. Ele orientará os voluntários no atendimento às pessoas com deficiência. De acordo com a secretária executiva do Fórum na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas, Fernanda Menine Zambrano, o FME contará com intérpretes de Libras na sala principal e, conforme a demanda, também nas oficinas.
Fernanda também afirma que os voluntários de municípios localizados fora da Região Metropolitana e de outros estados e países poderão se apresentar no dia 21, às 8h, no auditório do Prédio 1 da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra (Avenida Farroupilha, 8001).
Os requisitos para inscrição são estar cursando curso técnico ou superior e ter idade mínima de 18 anos. Os voluntários receberão um certificado de 30 horas e alimentação (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), conforme o horário de atuação.
Acampamento da Juventude
Ainda há vagas para o acampamento da Juventude, que ocupará o espaço do Centro Social Urbano (Rua João Leivas de Carvalho, 541 – São José- Canoas / RS), que está a 15 minutos (aproximadamente) de caminhada da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Para as acomodações internas há 12 vagas disponíveis, das 50 disponibilizadas. Das 150 acomodações externas (barraca), há 100 disponíveis. Tanto os colchões como as barracas devem ser providenciadas pelos participantes e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição (feita no site).
Há também a possibilidade do Alojamento Alternativo e Solidário, cujo contato deverá ser feito direto entre os participantes do FME e aqueles que oferecem alojamento solidário. Mais informações no link:https://www.facebook.com/pages/Alojamento-Alternativo-e-Solid%C3%A1rio-FME-Canoas-2014/239373496226652
Saiba mais sobre o evento:
O FME tem quatro línguas oficiais: Português, Francês, Inglês e Espanhol.
Uma extensa programação, com palestras, mesas de debates, mostras culturais e apresentações de trabalhos pedagógicos será oferecida aos participantes.
Também haverá apresentações paralelas à programação oficial, para aqueles que se inscrevem num estande que será montado para especificamente para essas inscrições.
O FME tem inscritos dos seguintes países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Espanha, França, Itália, Tunez (país africano).