Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Mobilização será desenvolvida em etapas e por grupos prioritários  

Na próxima segunda-feira, 4 de abril, as unidades de saúde de São Luiz Gonzgaa iniciam a imunização da 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Assim como em edições anteriores, a mobilização – que segue até 3 de junho – será desenvolvida em duas etapas e por grupos prioritários. Para a imunização, o público-alvo deverá ir até a unidade de saúde da área de domicílio e apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS.   

Confira o cronograma:   

1ª etapa – de 4 de abril a 30 de abril  

Grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimento de Assistência à Saúde (CNES).  

2ª etapa – 2 de maio a 3 de junho    

Grupos prioritários: crianças (de 6 meses a menores de 5 anos); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; trabalhadores de Educação (mediante a apresentação de documentos que comprovem o vínculo ativo); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (mediante comprovação); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros (mediante comprovação como motorista profissional); trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso (mediante comprovação profissional nessa categoria); trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento (mediante documentos que comprovem vínculo ativo); Forças Armadas (mediante documentos que comprovem vínculo ativo); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade (mediante documento que comprovem vínculo ativo); e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas.  

A população total a ser vacinada é de 16.080 pessoas. A primeira remessa de vacinas enviadas ao município possui 1.620 doses. O objetivo do Governo Federal é vacinar 90% do público-alvo. 

“Para alcançar a meta proposta é preciso o empenho de todos. Ao tomar sua dose, você não apenas se protege, como impede que o vírus circule mais facilmente por toda a comunidade. Fique atento às datas e orientações e, se estiver dentro dos grupos prioritários, procure um posto de saúde!”, ressaltou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé. 

SARAMPO  

Neste período, também ocorrerá a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. A mobilização tem como objetivo vacinar – indiscriminadamente – as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores de saúde contra o sarampo. A campanha também ocorrerá em etapas, sendo a primeira desenvolvida de 4 de abril até 30 de abril para atualizar a situação vacinal dos profissionais da saúde. A segunda etapa – de 2 de maio até 3 de junho – tem por objetivo vacinar todas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (independente da situação vacinal). 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA 

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga  

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.