Café e bolo frito: Café de Cambona 2014 ocorre neste final de semana

Mais de duas toneladas de farinha, 150 kg de café e 80 receitas centenárias de bolo frito. É o que irá levar mais de 25 mil pessoas até São Nicolau, a 1° Querência do Rio Grande. No domingo, todos os caminhos levarão à XI edição do Café de Cambona, uma das maiores festas populares do estado.

Organizado pela Prefeitura Municipal, o objetivo do evento é manter viva a cultura dos tropeiros que passaram pela região, o qual faziam o café na cambona, acompanhado de bolo frito. A cada ano o evento ganha proporções maiores, com novas atrações.

Novas atrações neste ano

Segundo a secretária de Turismo Ana Paula Alvarenga, que juntamente com uma comissão trabalha durante meses para a realização da festa, o café esse ano terá diversas atrações. Uma delas será o show com Os Garotos de Ouro à tarde. Pela manhã, serão realizadas apresentações de artistas locais. Também haverá Praça de Alimentação, com lanches e churrasco. Neste ano, a festa sediará um Encontro de Carros antigos, com veículos de toda a região.

Os melhores recebem premiação

Os participantes do café poderão votar no melhor café e no melhor bolo frito. Todo o sistema de votação é realizado por computadores, sendo necessário o número de CPF para votação. Após o show, os votos serão contabilizados para a entrega da premiação aos vencedores.

Festa e solidariedade

No local do evento, haverá divulgação da campanha Para Poder Abraçar, da Raíssa Victória, que também vai estar presença na festa. Serão vendidos ingressos para o show missioneiro em prol de Raíssa e venda de camisetas.

Segurança

A segurança do Café de Cambona estará a cargo da Brigada Militar,com efetivo de aproximadamente 20 policiais, do Pelotão de Operações Especiais e Polícia Rodoviária Estadual, além da Polícia Civil, que estará com a Delegacia Móvel, que chega em São Luiz Gonzaga hoje à tarde, permanecendo até domingo pela manhã, quando será levada à São Nicolau. A Polícia Civil terá duas equipes com dois policiais atuando na segurança do café. Quanto às estradas que dão acesso ao município, em especial à ERS 561, recebeu uma operação tapa buracos.

Previsão do tempo indica tempo bom no domingo

Café na cambona e bolo frito combinam com o frio previsto para domingo. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Natchigal, da Metsul, a previsão para o final de semana é de frio intenso, causado por uma massa de ar polar. A temperatura pode chegar aos 3°. A previsão de chuva é somente para a noite de domingo e segunda-feira, com poucos volumes.

Tudo ao vivo pela Rádio Missioneira

Tradicionalmente, a Rádio Missioneira realiza a cobertura ao vivo do evento. Pela manhã, serão realizados boletins na programação e à tarde, das 13h às 15h, tem transmissão ao vivo da café. A equipe também irá realizar a cobertura fotográfica da festa, no Facebook e no site da Rádio Missioneira.

Lista de entidades participantes

1-Secretaria Municipal da Saúde
2- Secretaria Municipal da Agricultura e Prestadora de Serviços Missões
3- Piquete Os Perversos
4- Salão de Beleza da Gelci e da Rafa
5- CIAA – Centro Integrado de Ação Assistencial
6- Escola Municipal Monte Alegre e E. M São Bernardo
7- Escola Municipal Padre Cristóvão de Mendonça e E. M. raios de Sol
8- Escola Estadual São Izidro
9- Sicredi União RS
10- Sítio Marca Cuia Herdeiros da Tradição
11- UERGS – Unidade de São Luiz Gonzaga
12- PIM – Primeira Infância Melhor – NABB
13-Passo das Tropas
14- APARP
15- Banrisul
16- Nair e Companhia Ltda
17- Loja Passo a Passo e Rádio nova Canção
18- Agropecuária Barcelos e E. E. São Nicolau
19- Farmácia Popular
20-Lavagem Planalto
21- Romildo Siochetta
22- Mercado Souza
23- Comercial Pitrovski e Madeireira Pitrovski
24- Secretaria Municipal de Habitação e Piquete Garrão do Rio Grande
25- Lojas Becker

26- Secretaria Municipal de Assistência Social e Cras