Bossoroca vacina pessoas com comorbidades de 18 a 39 anos; casos ativos zeram

Compartilhe!

Nesta segunda-feira (10) o município de Bossoroca estará realizando a vacinação contra a covid-9 de pessoas com comorbidades que tenham idade entre 18 e 39 anos. A imunização ocorre das 8h30 às 9h15, no sistema drive-trhu, em frente a ESF 2, no Centro.

A equipe da ESF 3 estará também nesta segunda-feira (10) vacinando pessoas com comorbidades de 40 a 59 anos, no interior do município. Confira os horários:

8h50 – Rincão dos Antunes (Escola são José)

9h30 – São Joaquim

10h – Timbaúva

10h30 – Esquina Piratini

11h – Primavera

 

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Em parceria com Associação de Apoio ao Paciente Oncológico (AAPON), as ESFs 2 e 3 abrem a campanha de arrecadação de alimentos voluntários. O cidadão bossoroquense poderá doar, no momento da imunização, um quilo de alimento não perecível. Os itens irão compor cestas básicas que serão doadas às famílias carentes atendidas pela associação.

COMORBIDADES

Para ser imunizado, todos que se enquadram no grupo devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Bossoroca, além da documentação relativa as doenças: diabetes, pneumopatias crônicas graves (como asma), hipertensão arterial, doenças cardiovasculares (como insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados), doenças cerebrovasculares (como AVC), doença renal crônica, imunossuprimidos (como transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos), hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida e cirrose hepática.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as pessoas precisam apresentar um laudo médico descrevendo o problema de saúde. Alguns agravos também podem ser comprovados com prescrição de medicamentos de uso contínuo, como hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma.

A SMS pede ainda que a população leve cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Vale para todos os públicos listados nas comorbidades, menos para pessoas com Síndrome de Down. Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) também podem levar cópia da carteira de vacinação da gestante, além da comprovação da comorbidade.

CASOS ATIVOS ZERAM

Neste domingo (9) a Prefeitura de Bossoroca, confirmou, através de seu Boletim Epidemiológico, que o município não possui casos ativos de covid-19. Desde o início da pandemia, um total de 484 moradores foram positivados, sendo que 465 se recuperaram. O município registra 19 óbitos em decorrência da doença.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bossoroca com informações da Secretaria de Saúde