Bombeiros alertam sobre o perigo de incêndios em vegetação neste período sem chuvas - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
10 de agosto de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Bombeiros alertam sobre o perigo de incêndios em vegetação neste período sem chuvas

10 de agosto de 2020 l 09:05
Materia atualizada: 10/08/2020 l 14:56




Compartilhe!

Os bombeiros atenderam neste final de semana, duas ocorrências de incêndio a vegetação. Uma delas foi no sábado (8), por volta das 16 horas, na RS-168, próximo ao Estádio Municipal, na Vila Trinta em São Luiz Gonzaga. A outra, aconteceu no domingo(11), por volta das 11 horas, na localidade de Capão da Manga,em Bossoroca, onde por ser uma área de difícil acesso ao caminhão dos bombeiros, foi necessário o uso de maquinários dos produtores no em torno, que já estavam realizando o “aceiro”, quando por meio de ferramentas ou tratores, raspa-se uma área da vegetação em volta do incêndio evitando assim, a propagação das chamas. Por ser uma área de várzea, um dos tratares chegou a ficar atolado, e foi necessário com a orientação dos bombeiros,  uma ação rápida por parte dos vizinhos, com o apoio de outro trator para retirar o mesmo, pois estava em risco de ficar na linha do incêndio.

Os bombeiros fazem um alerta que com o tempo sem chuvas nestes últimos dias, a vegetação fica seca, por isso é importante que não se façam queimadas que são usadas como forma de limpeza em terrenos, pátios, lavouras ou campos, pois é grande o risco das chamas se alastrarem e com isso, o incêndio ficar descontrolado, colocando em risco as instalações e prédios em volta.

Os bombeiros também salientam que uma das causas de incêndios nas margens das rodovias, é o contato da vegetação seca com as bitucas de cigarro lançadas pelas janelas dos veículos, onde inclusive, muitas vezes com a fumaça causada pelas chamas, colocam em risco a visibilidade e a segurança dos motoristas.

Na manhã desta segunda-feira(10), os bombeiros foram acionados mais uma vez para atender um outro incêndio em vegetação nas margens da RS- 168,que atingiu uma grande área próximo ao rio Ximbocu.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados