Na última segunda-feira (22), equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realizaram a Operação Blaster, visando a fiscalização em locais que fazem uso de explosivos, em diversos municípios do interior do Rio Grande do Sul, incluindo São Luiz Gonzaga.
A palavra “blaster” se origina do inglês e significa “dinamitador” ou “detonador”. A operação, instituída pelo comando da Brigada Militar em 2021, visa a fiscalização de empreendimentos que comumente utilizam detonação para o desmonte de rochas. As atividades de demolição de rochas são executadas com uso de explosivos, o que torna os empreendimentos alvos potenciais para roubo de cargas de explosivos, utilizados em ataques a bancos e transporte de valores.
Com a Operação Blaster, a Brigada Militar, através das frações do Comando Ambiental, combate, não apenas os crimes contra o meio ambiente, mas amplia ainda mais a manutenção da ordem pública e a proteção da vida, contribuindo em ações preventivas e qualificadas no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais, pois os locais fiscalizados encontram-se em áreas distantes dos centros urbanos.
Além de São Luiz Gonzaga, as equipes do 3º BABM realizaram fiscalizações em Caxias do Sul, Canela,Vacaria, Três de Maio, Santa Rosa e Bento Gonçalves.

Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar