Batalhão Ambiental divulga ocorrências atendidas na 1ª quinzena do mês

Compartilhe!

Confira as ocorrências atendidas pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga na primeira quinzena do mês de abril:

Combate de caça ilegal

Na noite do dia 3 e madrugada do dia 4 de abril, em cumprimento a determinação do Comando ambiental, o 3º Batalhão Ambiental realizou a Operação Hunt, a fim de combater a caça de animais silvestres, sendo realizado patrulhamento e barreiras móveis na localidade da Figueira e Araçá, interior do município de São Luiz Gonzaga e posteriormente na localidade de Rincão Timbauva, interior do município de Bossoroca, sendo abordados, no total, nove veículos e identificados seus ocupantes. Nada de ilegal ou irregular foi constatado no decorrer do serviço.

Crime contra a flora

No dia 5 de abril, em atendimento a uma denúncia anônima, o 3º Batalhão Ambiental se deslocou até a localidade de Rincão Santo Ignácio, interior do município de Santo Antônio das Missões, onde na propriedade rural denunciada foi constatada a supressão de uma área de 11,25 hectares de vegetação arbórea e herbácea nativa do bioma Pampa, fora de APP. Foi localizado o responsável pela área, o qual informou não possuir Licença Ambiental para ter realizado a intervenção no local, sendo então confeccionada ocorrência policial ambiental referente aos fatos.

Crime contra a flora

No dia 6 de abril, em atendimento a denúncia de crime contra a flora, o 3º Batalhão Ambiental se deslocou até á localidade de Rincão Guaracapá, interior do município de São Nicolau, onde em uma propriedade rural constatamos a limpeza e manutenção de canais já existentes, e nos fundos da propriedade a abertura de canais em um banhado (APP). O proprietário da área se encontrava viajando, sendo confeccionado então Notificação Ambiental para que em data acertada o mesmo compareça junto a Patram, a fim de prestar esclarecimentos.

Fiscalização em em empreendimentos potencialmente poluidores

No dia 9 de abril, em cumprimento a determinação do Comando Ambiental, o 3º Batalhão Ambiental realizou a Operação Tele Entulho, onde foram fiscalizados dois empreendimentos de nosso município, os quais realizam coleta de resíduos em geral (metais, papelão, terra e caliça), ambos empreendimentos operam em conformidade com a legislação ambiental vigente. Na parte da tarde, foi fiscalizado outro empreendimento no município de Cerro Largo, o qual recebe apenas resíduos sólidos, classe II B, CODRAM, sendo tal atividade isenta de Licença Ambiental. Não foram constatadas irregularidades nos empreendimentos fiscalizados.

Patrulhamento em ambiente rural

Na noite do dia 10 e madrugada do dia 11 de abril, foi realizado patrulhamento ambiental rural, a fim de combater crimes ambientais e furto abigeato na área de ação da Usina Hidrelétrica Passo São João, no  município de Roque Gonzalez e, posteriormente, na localidade da Usina Hidrelétrica Passo São José, no município de Salvador da Missões, sendo fiscalizados locais geralmente utilizados por caçadores e pescadores ilegais. Também foram abordados seis veículos e identificados seus ocupantes, sendo que nada de irregular ou ilegal foi constatado no decorrer do serviço.

Atendimento à solicitação do Ministério Público

No dia 12 de abril, em cumprimento a solicitação (ofício), do Ministério Público de Cerro Largo, o 3º Batalhão Ambiental se deslocou até a localidade de Esquina Gaúcha, interior daquele município,  a fim de verificar quanto a ocupação ilegal da APP da Usina Hidrelétrica Passo São José. A atual situação do local, bem como o levantamento fotográfico, será remetido posteriormente ao órgão solicitante.

Atendimento à solicitação do Ministério Público

No dia 13 de abril, em cumprimento a solicitação do Ministério Público de São Luiz Gonzaga, o 3º Batalhão Ambiental se deslocou até a localidade de Pontão Santa Maria, interior do município de São Luiz Gonzaga, onde realizou-se vistoria em uma propriedade rural, afim de verificar se está sendo cumprido o que foi acertado em TAC (plantio de mudas), no Ministério Público. A atual situação do local, bem como o levantamento fotográfico, será remetida posteriormente ao órgão solicitante.

Denúncia de poluição com mortandade de peixes

No dia 15 de abril, em cumprimento a determinação do Comando Ambiental, o 3º Batalhão Ambiental efetuou fiscalização em pedreiras do município de São Luiz Gonzaga e também no município de Cerro Largo, sendo que todos os empreendimentos fiscalizados operam em total acordo com suas Licenças de Operação. Nos locais vistoriados não existem paiol com explosivos, sendo que as detonações são realizadas por empresa terceirizada, com data previamente definida.

Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar