Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Baixo nível do Rio Uruguai em São Borja causa preocupação

Compartilhe!

O município de São Borja decretou na última segunda-feira (3) situação de emergência em virtude da estiagem. Segundo o prefeito Eduardo Bonotto (Progressistas), a falta de água preocupa a Administração Municipal, tanto em relação ao dano humano, como no que diz respeito a agricultura e pecuária do município.

A seca que castiga a Terra dos Presidentes tem gerado cenas impactantes. Algumas imagens que circulam pelas redes sociais mostram o momento dramático pelo qual o Rio Uruguai está passando no município. Em alguns locais, extensas áreas do leito estão secas. É possível verificar, ainda, grande quantidade de peixes mortos.

Uma das filmagens foi feita pelo são-borjense Frederico Viero de Oliveira, a aproximadamente dois quilômetros acima da Ponte Internacional da Integração, na altura da foz da Sanga da Estiva. No local, é possível caminhar pelo leito antigo do rio. Nas lagoas que restaram, centenas de peixes estão mortos. 

Confira o vídeo:

 

Conforme a Prefectura Naval Argentina, órgão que monitora a altura dos rios no país vizinho, o Rio Uruguai encontra-se em Santo Tomé com mais de um metro abaixo do nível normal. O prefeito Bonotto destaca que em parceria com instituições e representações relacionadas ao tema, tanto a nível municipal, como estadual, está debatendo e organizando tratativas e alternativas para tentar minimizar os efeitos da seca e proporcionar auxílio às famílias afetadas no município

Rádio Missioneira