Baixo índice de cobertura vacinal preocupa em São Luiz Gonzaga - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
14 de janeiro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Baixo índice de cobertura vacinal preocupa em São Luiz Gonzaga

Coordenadora do Centro de Saúde alertou para os riscos de não tomar vacinas (Foto: Rogerio Morais)
14 de janeiro de 2019 l 13:33
Materia atualizada: 14/01/2019 l 13:41

Percentual está longe do ideal e situação causa apreensão especialmente nos profissionais da área de saúde





Compartilhe!
  • 81
    Shares

Cobertura vacinal em São Luiz Gonzaga está muito abaixo do ideal, a informação é da coordenadora do centro de saúde Patricia Bressam.

Segundo os dados do Ministério da Saúde em 2018, não estão sendo alcançados os índices mínimos para as crianças menores de um ano que é de 95%. A enfermeira lembra que os índices servem para que o município tenha uma boa barreira de proteção.

Patrícia considera preocupante a situação há casos como a vacina de febre amarela, por exemplo, não alcança 80% de cobertura. E para as crianças menores de um ano que teoricamente deveriam estar com 100% do seu calendário de vacinas realizado, estão com apenas 65%, A enfermeira destaca que se crianças estão com estes índices quem dirá os adultos.

A coordenadora acredita que a ausência de registro de doenças trás uma falsa sensação de que as pessoas estão imunes mesmo sem vacina.  Mas a situação é de risco de surtos de doenças, considerando que em países vizinhos já há registro de poliomielite, que há anos está erradicada no Brasil.

Patrícia recomenda que as pessoas procurem as unidades de saúde munidas de suas carteiras de vacinação e cartão SUS. “É preciso olhar a carteira, e caso haja apontamento a lápis são doses pendentes, então é preciso procurar uma unidade de saúde e regularizar a situação”, Finalizou.

Em caso de extravio da carteira de vacinação a recomendação é para procurar a unidade de saúde para verificar a possibilidade de recuperar histórico de vacinas, em caso de ausência de registros a indicação é para realizar todas as imunizações.

 

Por Rogerio Morais

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados