logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Avança a semeadura do trigo no Rio Grande do Sul

Compartilhe!

A semeadura do trigo no Rio Grande do Sul foi impulsionada pelas condições ambientais de tempo seco e temperaturas elevadas para a estação, resultando em significativa expansão da área cultivada. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (20) pela Emater/RS-Ascar, as chuvas nos últimos períodos, em volumes moderados na maior parte do Estado, facilitaram o processo de emergência das lavouras de trigo recém-semeadas. No entanto, em algumas regiões, a ocorrência de precipitações em volumes maiores provocou danos por erosão em lavouras.

A Emater/RS-Ascar está realizando o levantamento de intenção de plantio para a safra 2024, que será apresentado na próxima semana (28), quando serão celebrados os 35 anos do Informativo Conjuntural.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, por exemplo, a área plantada com trigo aumentou de forma significativa, aproximando-se de 75%, e deve ser concluída até o dia 20 de julho, quando se encerra o período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

No entanto, há relatos de baixa disponibilidade de sementes no comércio local. Além disso, muitas sementes da safra anterior armazenadas pelos produtores apresentam baixa taxa de germinação e vigor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.