logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Ato pela aprovação do piso salarial da enfermagem será realizado em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Profissionais de enfermagem de São Luiz Gonzaga e microrregião realizarão no próximo domingo (13) uma mobilização na cidade em prol do piso salarial nacional para os profissionais da área. A “Mateada Todos Pelo PL 2564/20” ocorrerá junto a Praça Cícero Cavalheiro, a partir das 15h.

Segundo os organizadores do ato, a criação do piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem é uma luta histórica e objetiva remunerações dignas para a categoria. Conforme o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), são mais de 2,6 milhões de trabalhadores ativos no Brasil nos quatro segmentos da enfermagem, sendo 642 mil enfermeiros, 1,5 milhão de técnicos, 440 mil auxiliares e 440 parteiras.

Encontra-se em análise, na Câmara de Deputados, o Projeto de Lei 2564/20, aprovado por unanimidade no Senado Federal, o qual altera a Lei 7.498/86 e  institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

Conforme a proposta, fruto de muito dialogo, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

Para pedir urgência na votação e aprovação da PL e, para que os parlamentares sintam a força da enfermagem brasileira, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os Conselhos Regionais (Coren) e entidades de classe recomendam, que em todos os Estados, os profissionais se mobilizem durante o mês de março. Para o Cofen, “não há mais tempo para esperar pela valorização da enfermagem”.

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.