Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Atendimentos do Programa de Saúde da Mulher serão ampliados em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Serviços irão atender pacientes do município e da região  

Na quarta-feira (27), o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e a secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger, participaram de uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e equipe para tratar sobre o Programa de Saúde da Mulher. A reunião ocorreu na sede do Hospital São José, em Giruá. Entre os presentes, o prefeito de Giruá, Ruben Weimer; o coordenador da 12ª CRS, Iury Sommer Zabolotsky; o diretor administrativo do Hospital São José, Isnar Passos; e a responsável pelo Setor de Compras da SEMSA, Sonia Lopes.   

Na ocasião, as autoridades discutiram a ampliação do Programa de Saúde da Mulher, o qual atende 14 municípios da região. Com essa ampliação, o polo do Hospital São José em São Luiz Gonzaga irá proporcionar as pacientes um atendimento mais completo de mamografia e ginecologia, com a realização de exames, diagnósticos e encaminhamentos (nos casos necessários). A ampliação proporcionará mais agilidade aos atendimentos e evitará viagens para diagnósticos de doenças.  

 Atualmente realizados junto ao Centro de Saúde, os atendimentos ocorrerão em novo local.

“Vamos transferir o atendimento para o Materno Infantil, ocupando as instalações do ESF Agrícola, o qual passará para um novo imóvel construído especialmente para a unidade. Aguardamos a visita de técnico da 12ª CRS, para as orientações das adequações que teremos de fazer para receber os serviços do Programa de Saúde da Mulher”, informou a secretária Clari Ramborger.   

O prefeito Sidney Brondani destacou a importância de manter os atendimentos do Hospital São José em São Luiz Gonzaga.

“O Hospital São José é referência para o Programa de Saúde da Mulher e possui uma antiga parceria com o município, facilitando o atendimento das mulheres que precisassem realizar a mamografia, sem precisar ir até Giruá. Mesmo com alguns problemas referentes a custeio, para os quais recebemos apoio a fim de que fossem solucionados – como do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que por um período disponibilizou um aporte de recurso – estamos muito satisfeitos em proporcionar a comunidade essa ampliação dos serviços em São Luiz Gonzaga, zelando assim pela saúde não só das são-luizenses, mas de mulheres de toda a região”, afirmou.  

Na próxima semana, ocorrerá uma reunião em São Luiz Gonzaga, com a participação de representantes do Hospital São José e 12ª CRS, para definir detalhes da ampliação do atendimento e do novo local.  

 

Foto: Divulgação

Fonte: Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga