Assim como em muitos dias de 2018, moradores do interior de Garruchos passaram o Natal sem luz

Compartilhe!
  • 289
    Shares

Parece que é notícia repetida dizer que moradores do interior de Garruchos ficaram sem energia elétrica por dias. Desta vez, foi no Natal. Clientes da RGE passaram o feriado sem luz. Moradores carnearam animais e se prepararam para receber as visitas, mas tiveram que mudar todos os planos por conta da falta de energia. Alguns levaram os freezers para casa de conhecidos que moram em localidades com luz. Outros, gastaram dinheiro com geradores, comprados por necessidade, já que não é incomum precisar usá-los.

Segundo o líder comunitário Robeson Ossemer, popular Duda, o problema em Garruchos é sério. “Ficamos muitos dias sem luz esse ano”, relatou em entrevista à reportagem da Missioneira. Em muitas vezes nem precisou de temporal que acontecesse. Ele explicou que quando há energia as quedas são constantes e às vezes muita fraca.

Além do prejuízo doméstico nas atividades do dia a dia, produtores de leite são bastante prejudicados. O gerador de luz à base da gasolina se tornou item obrigatório nas propriedades para não perder a produção leiteira. O problema está no custo para manter o equipamento. São cerca de R$ 100 por dia gastos para o gerador funcionar. “Muitos nos relatam que pensam em abandonar o meio rural por conta disso”, disse Robeson, que dirige o sindicato dos trabalhadores rurais de Garruchos.

Ele destacou que várias foram as tentativas de diálogo com a RGE para conversar sobre o problema, mas sem sucesso. A reportagem da Missioneira entrou em contato com a empresa, que informou que a falta de energia foi pontual. Sobre as constantes reclamações, a RGE não respondeu os questionamentos até a publicação da reportagem.

Autora: Amanda Lima

Fonte: Rádio Missioneira