Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Assembleia gaúcha promulga lei que corta benefícios de quem ocupa ou invade propriedades

Compartilhe!

Foi promulgado, na última segunda-feira (8), o projeto de lei que estabelece o corte de benefícios sociais promovidos pelo estado a quem invade ou ocupa propriedades rurais e urbanas. A proposta foi aprovada em junho, pela Assembleia Legislativa, com 35 votos favoráveis e 14 contrários. O autor do projeto é o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos).

Em entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT), comentou sobre o projeto. “Ele prevê, efetivamente, uma punição maior, no corte de benefícios, apenas para aquelas pessoas que realmente invadirem e ocuparem propriedades. Eu acho que você reforçar uma punição a quem comete um crime, que é realmente condenável, é correto. Por isso, nossa bancada votou a favor, não sem antes fazer o debate”, disse Loureiro.

A lei impõe sanções administrativas e restrições a quem ocupa ou invade propriedades rurais e urbanas. São consideradas pessoas que incorrem nos crimes de violação ao domicílio (artigo 151 do Código Penal) e esbulho possessório (artigo 161).

A medida impacta na concessão de benefícios sociais em programas do estado e não afetaria, por exemplo, o Bolsa Família, que é um programa federal. Além disso, as pessoas podem ser impedidas de ocupar cargo público, em comissão ou de agente político em qualquer poder ou instituição pública do RS. A lei também busca proibir a contratação, direta ou indireta, com o poder público estadual.

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.