logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Áreas próximas ao Rio Jaguari são devastadas pela enchente histórica

Compartilhe!

A recente enchente que elevou o Rio Jaguari a 13,80 metros acima do nível normal e que deixou mais de 290 famílias desabrigadas em Jaguari, também causou uma série de devastações às áreas ribeirinhas.

Segundo a prefeitura, muitos dos locais destruídos são Áreas de Preservação Permanente (APP). Os prejuízos causados nestas áreas, muitas vezes, não são levados em consideração, como destacou o engenheiro agrônomo Mateus Wanderer da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Jaguari.

“As áreas de APP desempenham um papel crucial na proteção dos recursos hídricos, da biodiversidade e da estabilidade geológica, além de assegurar o bem-estar da população humana. Essas áreas, geralmente cobertas por vegetação nativa, são vitais para a preservação do solo e do fluxo gênico de fauna e flora, sendo essenciais para a sustentabilidade ambiental da região”, lembrou a prefeitura.

As imagens captadas agora das encostas do Rio Jaguari mostram um contraste entre a vegetação verde e a cor marrom, evidenciando os danos causados pela força da água provocada pela enchente.

As cheias que atingiram Jaguari também destruíram pontes, bueiros e trechos de estradas rurais. As perdas na produção de soja e arroz ultrapassam os R$ 22 milhões, segundo dados da Emater/RS-Ascar. A pecuária também foi severamente afetada, com prejuízos significativos ainda em avaliação.

 

Fotos: Prefeitura de Jaguari

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.