Área plantada de soja atinge 76 mil hectares em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Segundo levantamento da Emater, perdas na safra deste ano nas lavouras devem atingir 15% no município

A área plantada de soja no município de São Luiz Gonzaga atingiu neste ano de 2021 aproximadamente 76 mil hectares. A informação foi confirmada pelo engenheiro agrônomo do Escritório da Emater, Edson Luiz Backes, em entrevista à Rádio Missioneira nesta quinta-feira (25).

Segundo Backes, a cultivar segue sendo o carro chefe da agricultura do município. Conforme o agrônomo, a safra deste ano sofreu impacto direto da falta de chuva registrada no mês de fevereiro, onde o acúmulo mensal de precipitações foi de 66 milímetros. As perdas nas lavouras do município devem ser de 10% a 15%, dependendo da área.

Para a Emater, a produtividade média da soja em São Luiz Gonzaga é de 60 sacas por hectare, sendo que algumas lavouras atingem números mais expressivos. “O portfólio de cultivares que se tem hoje, mais adaptáveis e resistentes, oportuniza uma produtividade média maior a cada ano”, avalia Edson.

Outro setor de destaque no município é a pecuária. Conforme o agrônomo da Emater, São Luiz Gonzaga possui 50 mil cabeças de gado. As raças europeias, que conferem uma qualidade de carcaça muito produtiva, tornaram-se predominante em São Luiz Gonzaga. “A grande maioria das áreas de terra impróprias para a agricultura mecanizada são utilizadas para criação de bovinos de leite ou de corte”, ressalta Backes.

Ele conclui reforçando que a produção de alimentos no Brasil está se tornando cada vez mais rentável e o trabalho da Emater é contribuir para que as propriedades sejam eficientes e oportunizem lucros suficientes para manter o agricultor na atividade.

Rádio Missioneira