logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Aproveitamento de plantas bioativas é tema de oficina em São Nicolau

Compartilhe!

Em uma parceria entre Secretaria Municipal da Saúde e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), uma capacitação sobre a identificação e aproveitamento de plantas bioativas a favor da promoção da saúde e do bem-estar, com orientações sobre indicações e contraindicações, foi realizada em São Nicolau, na última sexta-feira (20). Participaram do evento todos os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, com o intuito de multiplicar os conhecimentos com a população urbana e rural, assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A oficina conduzida pelos assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz e Jorge João Lunardi, foi realizada no Saguão da Unidade de Estratégia de Saúde da Família 1 (ESF), valorizando conhecimentos e a biodiversidade locais. Os extensionistas do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa enfatizaram a identificação correta das plantas, assim como o uso das condimentares na alimentação através de possibilidades como o sal temperado.

Também foi ressaltada a importância das Práticas Integrativas Complementares (PICs), abordagens terapêuticas oferecidas pelo SUS à população, com vistas à promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado. Estas práticas são um adicional, um complemento ao tratamento tradicional.

Foram apresentadas algumas práticas, como elaboração e uso correto de tinturas, chás e pomadas, além de ser realizada uma demonstração de um escalda-pés indicado para relaxamento, antiestresse e autocuidado, conduzida pela extensionista social da Emater/RS-Ascar de São Nicolau, Mara Leandra Ketzer.

A formação terá novos encontros para aprofundamento de técnicas de autocuidado e saúde preventiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.