logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Após pressão, governo sinaliza reverter alteração do calendário do plantio da soja no RS

Compartilhe!

Após intensa pressão de entidades e lideranças do agronegócio gaúcho, intensificada durante a 46ª Expointer, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sinalizou, na última terça-feira (5), que atenderá o pedido de revogação da alteração do calendário de plantio da safra de soja 2023/2024 em território gaúcho.

Durante entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta quarta-feira (6), o assessor da Farsul, Luis Fernando Cavalheiro Pires, destacou que o Governo Federal indicou que o Estado será dividido em três regiões para executar o plantio do grão.

No Noroeste-Missões, o calendário de plantio da soja ficou estipulado em 120 dias (de 1º de outubro a 28 de janeiro). Na Fronteira Oeste serão 110 dias (de 1º de outubro a 18 de janeiro) e nos Campos de Cima da Serra, 100 dias (de 1º de outubro a 8 de janeiro).

Conforme Pires, também foram estipulados períodos excepcionais para regiões em que ocorrer atraso na colheita da safra de inverno, devido a fatores climáticos. “Ao que tudo indica, a portaria será publicada na próxima semana”, frisou o integrante da Farsul.

Ainda, segundo Luis Fernando, novas reuniões serão realizadas nas próximas semanas para discutir a situação da pecuária leiteira no Rio Grande do Sul, alvo de recentes mobilizações, inclusive, nas Missões.

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.