Após sofrer as consequências de uma grave enchente durante o último fim de semana, a população da cidade de Porto Xavier começa a voltar à normalidade. Segundo o prefeito Gilberto Menin, durante entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta terça-feira (21), várias famílias já estão retornando para as residências. O trabalho de limpeza, porém, ainda será longo.
Segundo o prefeito, mais de 200 casas foram alagadas pela cheia do Rio Uruguai, que ultrapassou a marca de 13 metros. Mais de 20 pontos comerciais foram atingidos. Os moradores que precisaram sair de casa contaram com auxílio de caminhões da prefeitura e de 30 servidores municipais.
As instalações da Receita Federal, junto ao Porto Internacional, foram novamente alagadas. O serviço de travessia internacional de balsa segue suspenso. Na manhã desta terça-feira (21), o nível do rio estava em 9,5 metros, baixando cerca de 15 centímetros por hora.
O interior do território porto-xavierense também sofreu, sendo que algumas localidades ficaram ilhadas. O granizo e o vento também geraram prejuízos, com destelhamentos de imóveis e lavouras de milho e pastagens atingidas.
Conforme o prefeito, a reconstrução já iniciou e o município vem mostrando, mais uma vez, o espírito de superação. Cestas básicas e materiais de limpeza estão sendo distribuídos aos atingidos.
Fotos: reprodução/Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Rádio Missioneira