Em entrevista ao programa Cidade Alerta nesta terça-feira (12), o presidente da Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (Aparp), Luiz Henrique Torres Weber, trouxe mais informações sobre o projeto “São Luiz Gonzaga + Consciente”, o qual compreende diversas ações desenvolvidas no município.
Uma delas é o do Viveiro Horto-Florestal, uma área experimental da Aparp com foco na produção não comercial de mudas nativas, frutíferas, melíferas, hortaliças e medicinais e suculentas para fomentar os projetos desenvolvidos pela associação, sendo também área experimental para variados métodos agroecológicos exemplares. O local está situado na Rua Edemar Fabrício, próximo a Delegacia de Polícia.
A Aparp também desenvolve o projeto Escola Saudável, que tem o objetivo de ministrar palestras em escolas municipais de 4º a 9º ano sobre o potencial de alimentação saudável, bem-estar e sobre a conservação de solo e água, bem como instruções sobre plantio, doação de mudas e feitio de mini hortas, acompanhando os alunos no plantio e também na instrução sobre seletividade do lixo e chás de ervas medicinais regionais.
Além disso, a associação desenvolve o Projeto Assistência Técnica Urbana e Rural, focado em auxiliar famílias carentes a produzir com agricultura de base agroecológica, com a doação de mudas de várias espécies. É realizado o acompanhamento e a orientação no plantio das mesmas, tendo em vista o potencial da informação para disseminar o conhecimento existente no projeto Comunidade Saudável;
A Aparp também desenvolve o Projeto Hortas Comunitárias, que tem como foco ajudar as comunidades ou entidades que possuem o potencial de manter uma horta comunitária ao nível de agrofloresta, o qual necessita da união entre as pessoas.
Em sua página no Facebook, a Aparp São Luiz Gonzaga oferece várias dicas e informações sobre o tema, além de mostrar fotos dos projetos desenvolvidos.
Rádio Missioneira