logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril

Compartilhe!

Conforme orientações da Anvisa, comercialização do produto voltará a ser proibida a partir de 30 de abril

O álcool líquido 70% não vai mais ser comercializado em supermercados e outros estabelecimentos no país a partir do dia 30 de abril. A proibição é reflexo de uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que não afeta a venda do álcool 70% em gel.

A comercialização do álcool líquido 70% era proibida há mais de 20 anos, por causa da sua alta inflamabilidade, mas foi flexibilizada pela agência com a pandemia da covid-19.

O Setor de Vigilância Sanitária – da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga – também alertou sobre a proibição.

“A comercialização do álcool líquido 70% foi proibida no Brasil em 2002, após uma resolução da Anvisa apontar ‘os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão, principalmente em crianças. Sendo assim, destaca-se que a partir de maio de 2024, a RDC nº 350/2020, volta a vigorar. Mercados e farmácias estarão novamente proibidos de comercializar o álcool líquido 70%. O item em gel ainda será comercializado.”

A Anvisa reforçou ainda que além do álcool líquido 70%, os consumidores ainda têm diversas outras opções para limpeza disponíveis no mercado, como produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas ainda são eficazes contra germes, incluindo o vírus da covid-19.

 

Foto: Larissa Dorneles

Fonte: G1 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.