Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Ampliação do HSLG, aeroporto e projeto de habitação pautaram reuniões do prefeito Sidney Brondani em Brasília

Compartilhe!

Comitiva são-luizense esteve no Distrito Federal em busca de recursos para o município   

Na última semana, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, cumpriu agenda em Brasília com o objetivo de buscar recursos para o município. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE  

Na terça-feira (14), o chefe do Executivo Municipal – acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Laureano Castilho; pelo assessor administrativo do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), Tiago Dal Santo e pela presidente da Associação Amigas do Bem, Claudia Juchen Parcianello – participou de audiência no Ministério da Saúde. A comitiva são-luizense apresentou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Plano Diretor e de Zoneamento Programado do HSLG, na busca por recursos para reforma e ampliação do hospital. A reunião também contou com a participação do deputado federal Osmar Terra (MDB) e do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas).  

Após as explanações, o ministro ressaltou a união do município em prol de melhorias para o HSLG e também a atuação da comunidade. Queiroga informou que – para 2021 – o Ministério da Saúde não possui recursos disponíveis para reforma ou construção de hospitais, somente recursos para custeio e também aquisição de vacinas contra a COVID-19. Porém, para o próximo ano, o ministro informou a possibilidade de recursos para a obra. Como as primeiras etapas de reforma e ampliação do HSLG possuem um valor expressivo, Queiroga sugeriu que fossem buscados recursos também via emenda de bancada, para auxiliar na obtenção dos valores. 

O Plano Diretor do HSLG também foi entregue pela comitiva ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Após conversas, Bolsonaro destacou que a execução do projeto seria importante para o município e cidades da região, entregando a documentação para sua assessoria.    

SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL  

Foto: Reprodução/AMM

 

Também no dia 14 de setembro, o prefeito Sidney Brondani – acompanhado do vice-presidente da AMM e prefeito de Pirapó, Auri Brandt Kochhann e lideranças da região – esteve reunido com o diretor do departamento de investimentos da Secretaria de Aviação Civil – do Ministério da Infraestrutura – Eduardo Bernardi. A pauta do encontro foi o Aeroporto de São Luiz Gonzaga. O chefe do Executivo são-luizense informou a intenção do município de firmar parceria com o Governo do Estado – responsável pelo aeroporto – para melhorias no local, com o apoio da iniciativa privada. O diretor Bernardi informou que o ministério – o qual também fiscaliza o aeroporto – possui a documentação do local. O titular ressaltou a possível realização do projeto, dando apoio e fortalecendo o sistema viário nacional. Nos próximos dias, novas tratativas serão realizadas para avanço da proposta. 

SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO 

No dia 15 de setembro, após remanejo de agenda, o prefeito Sidney Brondani e o presidente da Câmara de Vereadores, Laureano Castilho, estiveram reunidos com o secretário nacional de Habitação – no Ministério da Integração Regional – Alfredo dos Santos. Na ocasião, Brondani apresentou o projeto municipal de habitação “Nova Morada”, o qual será executado com recursos do município, resultando na construção de 39 unidades habitacionais. O prefeito também realizou a entrega de outro projeto de habitação para a construção de mais 172 unidades habitacionais, buscando uma parceria entre o município e o Governo Federal.     

O secretário Alfredo dos Santos parabenizou a Administração Municipal pelo programa de habitação “Nova Morada”, contemplando famílias de baixa renda. Sobre a parceria com o município, o titular informou que foi apresentado um novo projeto para o programa “Minha Casa Verde e Amarela”, faltando a definição de alguns critérios que irão detalhar o programa e que serão divulgados nos próximos dias. Para o “Minha Casa Verde e Amarela”, o secretário informou que o município possui o principal: a área destinada ao programa. 

O “Minha Casa Verde e Amarela” prevê uma parceria entre o Governo Federal e Municipal. O município doaria o terreno. Já a União – por meio da Caixa Econômica Federal – faria o financiamento para a construção dos imóveis e daria um subsídio para diminuir o valor do empréstimo, sendo que o mutuário pagaria baixas parcelas pelo imóvel. O município irá aguardar a divulgação desses critérios e dará os encaminhamentos junto a superintendência da Caixa, em Passo Fundo.  

O prefeito Sidney Brondani, avaliou a viagem à capital federal.

“Para que as melhorias aconteçam, não podemos ficar de braços cruzados. Se a possibilidade de obter esses recursos existe, precisamos ir em busca, dialogar, mostrar opções, enfim, fazer o possível para conseguir. A viagem a Brasília foi cansativa pelas condições do clima, mas muito produtiva e fomos muito bem recebidos. Além das reuniões com ministros e secretários, também visitamos os gabinetes dos deputados federais Ubiratan Sanderson (PSL), Jerônimo Goergen (Progressistas), Pedro Westphalen (Progressistas), Márcio Biolchi (MDB), Marcelo Brum (PSL) e do senador Luis Carlos Heinze em busca de apoio”.    

Fotos: Divulgação / AMM  

Fonte: Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga