Almoço de Idéias evidenciou experiências e parcerias de viagem de comitiva santiaguense à China - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
15 de novembro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Almoço de Idéias evidenciou experiências e parcerias de viagem de comitiva santiaguense à China

Espaço ficou lotado e o público ficou envolvido com o relato do palestrante (Foto: Rogerio Morais)
15 de novembro de 2018 l 17:00
Materia atualizada: 15/11/2018 l 17:15

Evento da ACI destacou as possibilidades da região estabelecer ralações comerciais com o país asiaático





Compartilhe!

Na segunda edição do Almoço de Ideias promovido pela Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga (ACI), realizado na quarta-feira (14), foram abordadas as possibilidades de relações comerciais com a China. O palestrante foi o prefeito de Santiago, Tiago Gorski, que recentemente integrou uma comitiva de empresários que visitou o país Asiático.

Tiago foi convidado a compartilhar as experiências pelo presidente da ACI, Marcos Rosa, e relatou as negociações com os chineses na busca de parcerias comerciais com o município de Santiago e região.

Com o Espaço Messa lotado de autoridades, empresários e representantes de entidades, Tiago afirmou que a iniciativa da viagem foi de um grupo de empresários santiaguenses que integram a Agência de Desenvolvimento daquela cidade. Ele afirmou ser uma honra poder estar em São Luiz e dividir as experiências e as possibilidades para a região, tão carente de investimentos e dependente das políticas de investimento dos governos.

 

Segundo o prefeito não há razão para a região ficar esperando por algo, é preciso tomar a iniciativa.  A China é um pais com 1,3 bilhões de habitantes e essa realidade faz com que precisem ser rápidos em tudo. A meta deles e ser a maior economia dentro de cinco anos e por isso desejam fortalecer a parceria comercial com o Brasil. Os chineses tem um apreço pelo nosso país e nós temos o que eles precisam; temos terra e produção de alimentos e eles tem o dinheiro que queremos para gerar o desenvolvimento da nossa região.” Essa foi a razão da nossa viagem, é isso que fomos propor”, afirmou.

A viagem já trouxe resultados positivos, o palestrante afirmou que na primeira quinzena de dezembro o município de Santiago vai receber uma comitiva de chineses. Neste feriado da Proclamação da República o prefeito e alguns empresários de Santiago estão em São Paulo numa rodada de negociações com 50 chineses e no dia 23 retornam para nova rodada.

Outro fato que foi percebido na visita à China foi a grande vontade que os asiáticos tem para produzir alimentos e uma urgência em definir parcerias, fato que se comprova com a assinatura de uma carta de intenção para construção de uma fábrica de rações em Santiago que produzirá 200 toneladas por dia.

Durante a explanação várias vezes foi destacada a importância da região, através dos vários segmentos públicos e empresariais que deverão unir esforços para juntos proporcionar atrativos aos investimentos dos chineses.

 

Por Rogerio Morais

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados