Chegou ao fim a luta pela reativação do transporte férreo na região. Após dez anos de negociações, América Latina Logística (ALL) irá revitalizar o trecho férreo entre Santa Rosa e Cruz Alta.
A retomada do trecho resultou de acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e a ALL — América Latina Logística Malha Sul, homologado pela Justiça de Santo Ângelo.
A informação foi divulgada no Jornal da Manhã de hoje, pelo ex-prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro.
A previsão é que até abril de 2014 a linha seja reativada. O trecho passa pelos municípios de Giruá, Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.O investimento será na ordem de seis a sete milhões de reais. Segundo Loureiro, além dos municípios do trecho ferroviário, poderão ser beneficiados São Luiz Gonzaga, Rolador, Cerro Largo e Guarani das Missões.
No ajuste com a ALL, o MPF exigiu obras adicionais à restauração da ferrovia. Deverá ser revitalizado o acesso carril ao terminal da Cooperativa Tritícola e Agropastoril Giruá (Cotap), em Giruá, com investimento de R$ 1,4 milhão.
O transporte férreo da produção agrícola da região se torna mais barato e seguro. As rodovias, que estão em condições precárias,
Além dessas vantagens, os municípios da região contarão com apoio da ALL em projetos sociais. A empresa deverá pagar, em seis parcelas, o valor de R$ 8 milhões, destinado à projetos sociais, que serão distribuídos conforme critérios escolhidos pelo Ministério Público.
Ainda existe a expectativa de reativar a linha férrea para o turismo na região.