Agueda Martins Balbé é a “Mulher de Vanguarda 2021”

Compartilhe!

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do dia 8 de março, data em que se comemorava o Dia Internacional da Mulher, foi apresentada a homenageada à láurea “Mulher de Vanguarda 2021”, a qual é entregue anualmente pelo Legislativo Municipal às mulheres que se destacam na sociedade são-luizense. Neste ano, a Mulher de Vanguarda escolhida foi a enfermeira Agueda Martins Balbé, indicada para a láurea pelo Comdemulher, conselho que realiza a escolha da homenageada a cada ano.

Devido às restrições impostas pela pandemia, a Câmara de Vereadores não pôde realizar a Sessão Solene de entrega da láurea, a qual sempre é realizada no mês de março em alusão ao Mês da Mulher. Assim, a homenageada receberá a honraria em momento oportuno, em ato que obedecerá a todos os cuidados sanitários envolvidos na prevenção ao novo coronavírus.

PERFIL DA HOMENAGEADA

Agueda Martins Balbé nasceu em 11 de junho de 1963, filha de Ademir Antonio Martins e Martha Julia Wypyczynski Martins. A Mulher de Vanguarda 2021 é casada com Florduarte Waldemar Marque Balbé, cuja filha, a médica Helena Martins Balbé, é fruto dessa união.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira, de Santa Maria, Agueda possui especialização em Saúde Pública pela Unijuí, além de ser Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Fiocruz/RS e Especialista em Saúde Mental Coletiva na Atenção ao Usuário de Álcool e Drogas.

Além de ter participado da criação da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Agueda também atuou como coordenadora de estágio e como docente no Curso Técnico de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI São Luiz Gonzaga) e trabalha na Prefeitura de São Luiz Gonzaga lotada na Secretaria Municipal de Saúde no cargo de enfermeira, onde atualmente trabalha na Unidade de Saúde Lourivaldino Furtado como Enfermeira-Coordenadora dessa unidade e da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, sendo integrante da comissão de acompanhamento, controle, prevenção e tratamento da covid-19 em São Luiz Gonzaga.

Fonte: Emerson Scheis – Jornalista – Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga/RS