logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Agricultores do Noroeste gaúcho doam 50 toneladas de feno à Região Central

Compartilhe!

O Parque de Exposições de Santa Rosa, que habitualmente é um local aproveitado pela comunidade regional para festividades, desta vez se tornou um espaço de solidariedade. Agricultores assistidos pela Emater/RS-Ascar de cinco municípios do Noroeste gaúcho doaram, até o momento, 50 toneladas de feno para a alimentação de animais de municípios atingidos pelas enchentes. A primeira carga de doações saiu nesta terça-feira (4) de Santa Rosa rumo à Região Central. Um volume ainda maior de doações é aguardado para esta semana.

Para que esse processo funcionasse, os produtores contaram com diversos apoiadores e voluntários. Prefeituras dos municípios de Independência, Ubiretama, Santo Antônio das Missões e Caibaté auxiliaram no transporte do feno até Santa Rosa. A Emater/RS-Ascar ficou responsável pela mobilização, apoio no carregamento e organização das doações que foram arrecadadas em propriedades rurais. A Fenasoja prestou apoio na mobilização, bem como a Prefeitura de Santa Rosa, através da cedência de espaço. A engrenagem seguiu com o engajamento da empresa Ketten, que cedeu empilhadeira para o carregamento da carreta, bem como a Sintralog assumiu a logística do transporte até Júlio de Castilhos, onde o material ficará armazenado e será distribuído para as propriedades rurais de municípios atingidos pelas enchentes na Região Central.

Além do feno, pecuaristas de Santo Antônio das Missões encaminharam sacas de milho grão e farelo de arroz. Agricultores de Senador Salgado Filho, Tuparendi e São Paulo das Missões também já sinalizaram interesse em aderir à campanha e enviar feno, com o apoio das administrações municipais e de escritórios da Emater/RS-Ascar. Novas carretas devem partir de Santa Rosa para a região Central nos próximos dias, onde a distribuição será organizada pela Extensão Rural, com apoio de entidades locais.

O envio de alimentos para os animais é um alento a mais para as famílias criadoras, em uma região afetada por chuvas intensas já no final de abril. O feno de tifton é um interessante aliado na nutrição animal no contexto atual, sendo rico em fibras e proteína, além de possuir alta palatabilidade e digestibilidade, podendo ser oferecido ao rebanho bovino e ovino e em alguns casos até para suínos e aves.

Agricultores interessados em doar ou receber o feno podem buscar informações junto ao Escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.