Na semana passada, a Gol começou a operar a linha aérea entre Santo Ângelo e São Paulo com novos horários. A saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos ocorre às 8h30 e o retorno às 11h. Conforme a empresa, a mudança de horário visa atender melhor os viajantes, otimizando conexões e oferecendo mais comodidade, sobretudo considerando a relevância de São Paulo como principal centro econômico do país.
As empresas Azul e Latam seguem com seus horários nos voos que ligam Santo Ângelo a Porto Alegre. A Latam faz a linha nas terças, quintas e sábado, com saída da capital do Estado às 13h45 e retorno às 15h25. E a Azul tem voos de segunda-feira a sábado, com saída de Porto Alegre às 11h45 e retorno às 13h45.
Chama a atenção o movimento registrado no Aeroporto Regional de Santo Ângelo, que conforme dados oficiais da Anac é o quinto mais movimentado do Rio Grande do Sul, com 30.117 passageiros registrados de janeiro a junho deste ano. Somente num sábado, quando foram realizados os voos das três companhias que operam no Aeroporto local, o movimento de embarque e desembarque envolveu mais de 500 pessoas.
Esse número, segundo o prefeito Jacques Barbosa, justifica o esforço realizado pela comunidade para dotar o Aeroporto de melhores condições, o que possibilitou a conquista dos voos para a Capital do Estado e São Paulo, impulsionando o desenvolvimento econômico macrorregional. “E por isso, continuamos mobilizados, buscando ainda melhores condições e acompanhando com muita atenção o projeto de concessão para a iniciativa privada que vem sendo tratado pelo Governo do Estado”.
A movimentação no Aeroporto santo-angelense é superior do que a registrada em Santa Maria e Uruguaiana, por exemplo, e muito próximo do registrado em Pelotas (31.140 passageiros no mesmo período). Fica atrás do movimento registrado nos aeroportos de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo.
Foto: Fernando Gomes
Texto: Hogue Dorneles