logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Administração de Dezesseis de Novembro encerra ano marcado por várias conquistas

Compartilhe!

O prefeito de Dezesseis de Novembro Johnni Bocacio (Progressistas), juntamente com o vice-prefeito Darci Colbek (PT), realizaram na manhã desta sexta-feira (31), durante participação na programação da Rádio Missioneira, uma retrospectiva dos trabalhos realizados pela administração municipal em 2021.

O prefeito Johnni iniciou a sua avaliação pela área da Saúde, capitaneada pela secretária Geila Knoll. Afirmou que a cidade vivenciou uma superação durante a pandemia. Ao longo do período, o município registrou 321 casos  da doença e apenas três mortes. A pasta realizou centenas de atendimentos e encaminhamentos durante o ano. Na Unidade Básica de Saúde, foram 2 mil atendimentos odontológicos e mais de 4 mil atendimentos médicos. Dois veículos novos foram adquiridos pela pasta.

Segundo Darci, a Secretaria de  Agricultura e Meio Ambiente, liderada por Luiz Carlos Genz, buscou incentivar o setor, que é a base da economia do município. Conforme o vice-prefeito, a pasta deu sequência ao programa de incentivo ao plantio e produção de alfafa, com disponibilidade de financiamento com juros zero. Destaque também para a parceria firmada com a Coopaden. Segundo Darci, a pasta dispõe de maquinários em bom estado e disponíveis para a população. Foram mais de 1.800 horas de serviços prestados para moradores. A secretaria desenvolveu também o programa PAA, oportunizando uma fonte de renda para 30 famílias que comercializam os produtos coloniais e beneficiando grupos familiares em situação de insegurança alimentar.

Na Secretaria de Educação e Cultura, capitaneada pela secretária Maria Eliza Bocacio, o prefeito disse que a pasta buscou superar as adversidades provocadas pela pandemia. O retorno presencial das aulas nas escolas municipais ocorreu no dia 7 de junho, no modelo híbrido. Visitas permanentes às escolas e reuniões onlines seguiram sendo realizadas.. Os educandários receberam diversas melhorias.Um rota turística interna foi criada, com o primeiro passeio turístico já realizado em dezembro.

Em relação ao setor de Assistência social, liderado por Marcieli Issler Machado, o prefeito destacou que foram realizados 838 atendimentos, relacionados aos mais diversos temas. Mais de 600 atendimentos foram prestados pela psicóloga. Ao todo, a prefeitura , com auxílio da pasta, distribui mais de mil cestas básicas. O varal solidário atendeu 180 famílias, com itens de qualidade.

A Secretaria de Obras e Viação, sob comando de Leonício Berwaldt, teve intenso trabalho. A Avenida Independência foi asfaltada e recebeu canalização. Mais de 80% das estradas rurais foram recuperadas. Conforme o prefeito, o município precisou assumir trabalhos do Daer e executar limpeza e reparos da VRS 832. A pasta precisou, também, recuperar três vezes ERS 550. Pontes foram realizadas e outras estão sendo planejadas para ser executadas em 2022. A iluminação pública do município foi toda reformulada. Além disso, o calçamento da Vila Brasil foi licitado e uma empresa de Maçambará irá executá-lo. A conclusão do passeio público da Praça Hugo Hoff será finalizada em breve. Em 2022, ruas da cidade serão beneficiadas com novas obras de asfaltamento, através do programa Pavimenta RS de recursos enviados pelo deputado Elvino Bohn Gass.

Darci Colbek elogiou, por fim, a agilidade e comprometimento da Secretaria de Desenvolvimento e Captação de Recursos, chefiada pela secretária Marta Schneiders. Conforme o vice-prefeito, a ação da pasta oportunizou a vinda de novos recursos. Em 2021, a secretaria foi responsável por elaborar 34 licitações.

O prefeito Johnni finalizou informando que a Secretaria da Fazenda, liderada pela secretária Maiara Fenner de Barros teve excelente resultado durante o ano, fazendo com que o município alcançasse um bom equilíbrio fiscal, fundamental para o andamento das demais secretarias. 

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.