A Associação Comunidade Terapêutica Missioneira(Acotemi) está atendendo atualmente, 10 pacientes. A informação foi dada pela presidente da entidade no Programa Jornal da Manhã. Sandra Oliveira esteve acompanhada por Rosa Ourique, também da diretoria e destacou que estas vagas são através de um convênio com a Secretaria Nacional de Justiça firmado no final do ano passado, que disponibiliza um total de 15, onde são repassadas verbas para o tratamento. No entando a Acotemi pode atender até 30 pacientes.
Perguntado sobre a questão de um possível convênio através do SUS, Sandra disse que toda a documentação exigida já foi encaminhada junto ao Ministério da Saúde, que até o momento não deu um parecer sobre o assunto. Ela chegou a citar que talvez seria necessário uma maior mobilização política para a Acotemi se beneficiar neste convênio.
Rosa Ourique destacou que apesar das dificuldades, a missão da Acotemi de proporcionar ao ser humano, oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas, através da prevenção, tratamento e reinserção social através da entidade está sendo feita. Destacou parceiros e voluntários que de uma maneira ou outra sempre ajudaram doando material e até alimentos.
Sandra e Rosa lamentaram que ainda existe um certo preconceito por parte da sociedade no sentido de dar uma atenção maior para estas pessoas que buscam o tratamento contra as drogas lícitas e ilícitas, dando como principal exemplo o alcoolismo que tem sido uma das principais causas nos internamentos, uma doença que não escolhe classe social. Complementaram que visitas junto a comunidade terapêutica podem ser feitas, assim, como aos pacientes, no entanto, o agendamento deve ser feito com antecedência pelo telefone 3352 5708, ou diretamente na secretaria da entidade, na General Portinho, 1322.