Acordo no comércio proporcionará um final de ano com movimento da economia e geração de empregos - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
16 de dezembro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Acordo no comércio proporcionará um final de ano com movimento da economia e geração de empregos

Imagem: divulgação ACI
16 de dezembro de 2019 l 12:44
Materia atualizada: 16/12/2019 l 17:16




Compartilhe!

O fim de ano de 2019 ficará marcado como um dos mais bonitos e envolventes dos últimos tempos em São Luiz Gonzaga. Como há muito não se via, a comunidade está envolta com o clima natalino, com ruas enfeitadas e a Praça da Matriz completamente decorada e convidativa. E, da mesma forma, o comércio são-luizense entra em uma época com muito otimismo, tanto para os empregadores, como para os trabalhadores.

No decorrer deste ano, foi feita uma união de esforços entre entidades para viabilizar um final de ano com mais oportunidades e com uma cidade atrativa para seus habitantes e aos visitantes da região. Assim, tendo em vista a necessidade de firmar São Luiz Gonzaga como polo microrregional, foi sancionada a lei que flexibilizou o horário de abertura do comércio local, em um processo que partiu da iniciativa do grupo “São Luiz Mais” e que contou com amplo debate e discussões para fomentar as melhores condições para o município seguir na direção do desenvolvimento.

Agora, neste mês de dezembro, a cidade está radiante, com decorações natalinas que enfeitam as noites agradáveis de São Luiz Gonzaga. Mas, principalmente, São Luiz respira novos ares, com a possibilidade de atrair mais pessoas ao comércio local devido à efetivação do horário natalino, firmado pera união das entidades representativas dos lojistas e dos trabalhadores do comércio.

Acordo entre sindicatos

Graças a um acordo firmado entre o Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários, que chegaram a um consenso sobre as melhores condições para os trabalhadores são-luizenses neste período, os estabelecimentos poderão abrir suas portas até às 22h em determinadas datas, propiciando um movimento maior de clientes e atraindo a comunidade regional a visitar a cidade durante as bonitas noites de São Luiz Gonzaga.

Parceiros neste processo, o Poder Público, através do Executivo e do Legislativo Municipal, editaram a lei em vigência para viabilizar que o acordo entre os sindicatos pudesse ser implementado a qualquer época, credenciando o avanço nas relações entre as entidades de classe e proporcionando oportunidades para o aquecimento da economia local e o fomento de empregos em épocas de grande movimento, como é o caso do final de ano. Assim, após muitos anos, São Luiz terá novamente uma cidade bonita e um comércio recepcionando os clientes do município e da região para confraternizar nesse período festivo.

Horário e direitos dos trabalhadores

Com o acordo firmado entre os sindicatos, os estabelecimentos comerciais de São Luiz Gonzaga poderão abrir suas portas até o horário das 22h nos seguintes dias: 18, 19, 20 e 23 de dezembro (quarta, quinta, sexta e segunda-feira). Da mesma forma, as lojas poderão abrir no domingo, dia 22 de dezembro, no horário das 18h às 22h. Aos comerciários, ficou assegurado o pagamento das horas-extras trabalhadas e a compensação de quatro horas extras, as quais serão revertidas em ponto facultativo na terça-feira de Carnaval, representando nada menos do que oito horas abonadas. Isso representa um acordo que beneficia ambas as partes e possibilitará que mais épocas festivas possam contar com uma cidade movimentada e com um comércio atrativo para o público local e regional.

Fonte: Emerson Scheis


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados