logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Ações e projetos avançam na Promotoria Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí

Compartilhe!

Em continuidade aos projetos relacionados com o meio ambiente no âmbito da Promotoria de Justiça Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, foram realizados, recentemente, dois eventos em Cerro Largo. Na ocasião, foram discutidas ações prioritárias e assinado termo de cooperação com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Também ocorreu o lançamento de projeto para implementar atuação na área de conservação ambiental na região.

Na sede da Associação dos Municípios das Missões, foi realizada a reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, com o prosseguimento das discussões sobre as ações prioritárias, em desdobramento do que havia sido definido no encontro de alinhamento estratégico ocorrido em agosto deste ano.

Já no auditório do campus da Universidade Federal Fronteira Sul, foi assinado o termo de cooperação entre o Ministério Público e a UFFS – Campus de Cerro Largo, voltado à implementação da atuação conjunta entre as instituições no desenvolvimento de projetos na área de conservação ambiental, abrangendo, especialmente, a proteção e preservação de nascentes e do seu entorno, além de outras questões de relevância ambiental, com abrangência nos municípios integrantes da Bacia.

Houve o lançamento de um projeto piloto contemplando a preservação de 10 nascentes formadoras de riachos que atravessam a zona urbana do município de Cerro Largo, pelo qual se busca identificar, monitorar, recuperar e preservar as nascentes. O trabalho se realiza em parceria com a UFFS, a Prefeitura Municipal de Cerro Largo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater de Cerro Largo.

Ainda sobre avanços em projetos da Promotoria Regional, no dia 20 de outubro, foi lançado, em Santo Ângelo, o projeto para a proteção das nascentes formadoras do Arroio Itaquarinchim, recurso hídrico que atravessa o município e serve de captação da água que abastece parte da população urbana. O projeto pretende identificar, monitorar, recuperar e preservar as nascentes que formam o arroio Itaquarinchim no município de Santo Ângelo, envolvendo a parceria com o Poder Executivo local para apoio em eventuais obras necessárias para a preservação e recuperação das nascentes, com a Emater para a sensibilização da importância da preservação do solo e manejo adequado e com a Corsan para a realização da análise da qualidade da água.

Fonte: informações MP/RS

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.