Acesso ao crédito rural é fomentado em Santo Antônio das Missões

Compartilhe!

O acesso ao crédito de forma consciente e planejada, com vistas a melhorar as condições de trabalho e de vida das famílias assistidas, é uma das atividades desenvolvidas pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio das Missões, seguindo o trabalho que a Instituição desenvolve em todo Estado. De 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2020, ou seja, no último ano agrícola, a equipe municipal elaborou 154 projetos de crédito, seja para custeio ou investimento, em propriedades rurais locais, totalizando R$ 5,2 milhões em recursos.

Foram diversas as políticas de crédito que puderam ser acessadas por agricultores e pecuaristas do município, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), nas modalidades previstas no Plano Safra, e o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Este último resultou em conquistas, como aquisição de equipamentos para agroindustrialização de produtos de origem animal e vegetal na Escola Técnica Estadual Achilino de Santis.

Além disso, através do Pronaf, agricultores puderam adquirir máquinas e equipamentos, construir e reformar residências e comprar matrizes bovinas, além de custear insumos para lavouras e animais.

Ao fim do ano agrícola, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar registra o agradecimento a todos os agricultores que buscaram a Instituição para realizar seus projetos, a fim de ampliar suas atividades de forma sustentável em suas propriedades.

Com o início da vigência do Plano Safra 2020/21, os produtores rurais já podem acessar os novos recursos para financiamento nos agentes financeiros que operam com crédito rural, sendo que a Emater/RS-Ascar segue à disposição para elaboração os projetos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa